Destaque Trânsito

Viação Vitória fala sobre borracheiro, apagão e até sugere atentado, mas não explica pneus “carecas” no caso das rodas que se soltaram do coletivo

A expressão “pior a emenda que o soneto” é a forma mais didática de explicar as justificativas apresentadas pela Viação Vitória para o incidente envolvendo um coletivo que duas rodas se soltaram na entrada do terminal da Av. Lauro de Freitas, na manhã dessa quinta-feira (22).

O ônibus estava lotado e quando se aproximava do terminal, por volta das 6h30, as duas rodas traseiras esquerdas se soltaram. O veículo se arrastou por alguns metros. Ninguém se feriu.

No local a reportagem do Blitz Constatou a situação precária dos pneus, que estavam lisos.

Horas depois do incidente, a empresa emitiu uma nota alegando que as causas estavam em processo de apuração. Entretanto, na mesma nota a Vitória alega que constatou “que, por falta de aperto, as porcas dos parafusos dos pneus se soltaram e a roda saiu”. Até mesmo o borracheiro foi citado e o apagão foi apontado com provável pivô da quase tragédia.

“Ressaltamos que o borracheiro responsável pelo turno da noite é orientado a seguir uma rotina de conferência nos carros que serão utilizados pela manhã. Tudo indica que o procedimento padrão não foi realizado na noite de ontem (21), provavelmente por conta do apagão”.

Também, a empresa sugere que o caso possa ter sido resultado de uma sabotagem, “de um ato proposital”.

“Nosso departamento de segurança está colhendo as imagens do circuito interno de câmeras da garagem para uma detida perícia. O objetivo é descartar a hipótese de um ato proposital”.

O que não fica esclarecido é porque o veículo circulava com pneus lisos, que estar indicando desgastes há, pelo menos, 90 dias.

Segundo apurou a reportagem, há menos de 20 dias a Viação Vitória e Cidade Verde tiveram suas frotas vistoriadas.

Rodas se soltarem de ônibus da Vitória não é novidade, incidentes semelhantes ocorreram anteriormente e foram publicados pelo Blitz Conquista.

Leia a nota na íntegra:

VIAÇÃO VITÓRIA: APURAÇÃO DAS CAUSAS DO INCIDENTE COM ÔNIBUS DA LINHA R-06 ESTÃO EM CURSO

A Viação Vitória informa que está apurando internamente as causas do incidente ocorrido na manhã desta quinta-feira (22) com o ônibus da linha R-06, Senhorinha Cairo – Centro, via Bateias II, no viaduto da Régis Pacheco no Centro da cidade, nas proximidades do Terminal Lauro de Freitas.
Até o momento foi constatado que, por falta de aperto, as porcas dos parafusos dos pneus se soltaram e a roda saiu.
Ressaltamos que o borracheiro responsável pelo turno da noite é orientado a seguir uma rotina de conferência nos carros que serão utilizados pela manhã. Tudo indica que o procedimento padrão não foi realizado na noite de ontem (21), provavelmente por conta do apagão.
É também rotina e obrigação do motorista do turno, conferir atentamente o nível de óleo, água e pneus antes de sair com o carro. A empresa está ouvindo todos os envolvidos e apurando as falhas humanas neste caso.
Nosso departamento de segurança está colhendo as imagens do circuito interno de câmeras da garagem para uma detida perícia. O objetivo é descartar a hipótese de um ato proposital. Apesar de eventualmente ocorrer a folga das porcas dos pneus, por conta do tempo chuvoso e das estradas, é incomum que uma roda com dez parafusos se desprenda tão facilmente na primeira viagem do dia como neste episódio.
Att,

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA VIAÇÃO VITÓRIA

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados