O Jornalista Elton Becker e o repórter Ricardo Gordo reverberaram as reclamações dos usuários do sistema de Transporte Coletivo de Vitória da Conquista. Pontos lotados, atraso e, até mesmo, ônibus que não passam.
As maiores reclamações são dos usuários dos bairros Lagoa das Flores, Senhorinhas Cairo e Santa Marta, itinerários seriam da empresa Vitória.
Vários ouvintes do programa enviaram reclamações em tempo real sobre o caos no transporte coletivo.
Ouça a abordagem do Conquista de Todos, da Rádio Bandeirante, dessa terça-feira (27).
O motivo do problema
Como as linhas não se sustentam financeiramente, a empresa teria optado em abandoná-las, mesmo que parcialmente.
Com o incidente das rodas que se soltaram de um ônibus na entrada do terminal, fiscais da SEMOB – Secretaria de Mobilidade Urbana lacraram 26 ônibus da Vitória. Sem esses carros, a empresa terá dificuldade em voltar a atender as linhas que já teriam largado de mão.
Agora o secretário Esmeraldino Correia e o Prefeito Herzem Gusmão Pereira estão com a batata quente. Como as linhas podem ser atendidas?
Os proprietários do transporte clandestino que fazem itinerários semelhantes não transportam estudantes, idosos e deficientes e, também, não aceitariam outros veículos na rota.
Por serem irregulares, a prefeitura não tem poder sobre eles. Mesmo que houvesse um acordo do executivo com o transporte clandestino, dificilmente os motoristas das vans seguiriam orientação para atenderem essas linhas.
Outra alternativa seria a convocação da Cidade Verde para que colocasse ônibus nesses itinerários. Nesse caso, o líder do executivo cairia em contradição.
Todos sabem, que ao assinar o TAC – Termo de Ajuste de Conduta com a Viação Vitória, o prefeito afirmou que um dos prejuízos para empresa foi a ação da gestão petista em transferir a exploração da linha D38 – da Viação Vitória – para Cidade Verde. Ainda segundo a Viação Vitória e Pereira Gusmão, a linha subtraída da Vitória foi, em parte, responsável pelo desequilíbrio econômico financeiro da empresa. Ou seja, caso o secretário de mobilidade e o Prefeito tentem obrigar a Cidade Verde a operar as linhas que atendem a Lagoa das Flores, Senhorinha Cairo e Santa Marta estará colocando a irresponsabilidade de uma empresa sobre a responsabilidade da outra; estará beneficiando a Viação Vitória, que se livrará da despesa dos veículos dessas linhas e aumentará o prejuízo mensal da Cidade Verde, que ultrapassa R$ 500 mil reais mensais.