Mudança intempestiva coincidiu com a divulgação da existência do pen drive devastador.
O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão Pereira, já tinha divulgado aos quatro ventos que apoiaria o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, nas eleições para governador do Estado. No mesmo período o deputado Lúcio Vieira Lima concedeu entrevista exclusiva ao jornalista Frarlei Nascimento e fez duras críticas de como o Dem havia conduzido o processo para escolha de candidatos, após ACM Neto desistir de enfrentar Rui Costa.
Na terça-feira (10), Gusmão Pereira se encontrou com o seu amigo e padrinho político, Lúcio Vieira Lima, e subitamente mudou de opinião.
Após chegar de Brasília, o prefeito fez críticas contundentes a Neto e declarou rompimento com o democrata.
Ao que parece não foi somente o encontro com o irmão de Geddel que levou Gusmão pereira a súbita mudança de discurso. No mesmo período um site soteropolitano divulgou que o deputado federal Lúcio Vieira Lima (MDB) tem em mãos um pendrive bombástico. O próprio emedebista teria afirmado que o pen drive é mais destrutivo que a bomba de “Nagasaki”.
Com a divulgação do tal pen drive, conquistenses ficaram curiosos em saber se o prefeito de Conquista estaria nessa bomba.