Nesse final de semana ocorreu o Dia D de vacinação contra sarampo e poliomielite em Vitória da Conquista, mas muitas mães têm reclamado da falta de vacinas em vários postos da cidade. A situação é ainda mais grave na zona rural.
Há vários meses que as mães de crianças se queixam que fazem peregrinação nos postos para vacinarem seus filhos. Ainda assim, muitas se frustram e não conseguem imunizar os pequenos.
Em nota, “a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Saúde, informa que as vacinas chegaram e já estão sendo distribuídas para os Postos de Saúde”.
Recentemente o Ministério da Saúde divulgou alerta indicando as 312 cidades que estão com baixa cobertura vacinal da poliomielite (paralisia infantil).
Vitória da Conquista é a maior cidade da Bahia que integra a lista dos municípios com menos de 50 % de cobertura da vacinação. A cidade atingiu na atual gestão apenas 46,34 % de cobertura vacinal da pólio, sendo o pior das últimas décadas. Em mais de 20 anos a cidade superava as metas de vacinação contra a pólio.