Desde 2017, o terceiro sábado do mês de outubro passou a ser lembrado como o Dia Nacional de Combate à Sífilis. A Prefeitura, por meio do Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. David Capistrano Filho (Caav), vai realizar uma série de ações para lembrar as estratégias de prevenção e eliminação da doença no município.
Neste ano, a campanha acontece entre os dias 20 a 31 de Outubro e com uma programação de mobilização em torno do tema. Confira a programação:
20 a 26/10
– Estande em frente ao CAAV, onde será feito o teste rápido gratuito de sífilis a toda população;- Mobilização com palestras e realização de testagem em empresas na cidade;
– Mobilização com palestras em escolas.
20 a 31/10
– Palestra e oferta de teste rápido de sífilis nas programações dos “Dia ‘D’ das Unidades de Saúde”;
26/10
– Participação no Seminário de Atualização em Sífilis na Fainor (com sorologia para Sífilis);
29/10
– Participação no Seminário de Atualização em Sífilis na FTC (Será ofertado sorologia para Sífilis);
Além disso, será feita uma ação itinerante no Presídio com palestras e testagem.
Sobre a doença – A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. Além da infecção provocada pelo contato sexual, ela pode ser transmitida da mãe para o feto durante a gestação, provocando a Sífilis Congênita que é grave e pode causar aborto espontâneo, parto prematuro, má-formação do feto, surdez, cegueira, deficiência mental ou morte ao nascer. Por isso é importante fazer o teste para detectar a sífilis durante o pré-natal (na 1ª consulta, no 3º trimestre da gestação e no momento do parto). Quando o resultado de sífilis for positivo, é necessário tratar corretamente a mulher e seu parceiro.
Prevenção – O uso do preservativo (masculina ou feminina) em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal) é o método mais eficaz para evitar a transmissão da sífilis e outras IST. Por se tratar de uma doença que passa por períodos silenciosos, sem presença de sintomas, a realização do teste rápido é de extrema importância. A sífilis é uma doença de fácil diagnóstico e tem cura. O exame e o tratamento são gratuitos, oferecidos pelo Sistema Único de Saúde. Procure a unidade de saúde mais próxima ou o CAAV, na Praça João Gonçalves, S/N, próximo à prefeitura para fazer o teste de forma rápida e segura.
Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste de sífilis. A prevenção ainda é o melhor remédio!
*Secom PMVC