-
Compartilhe
Sobrou para Sobral. Protesto de sindicato dos professores tem erro proposital de português e crítica a Ideb de Sobral
Pode ser do seu interesse
Mais quatro homens são presos por envolvimento no homicídio de David Marley em Itambé; seis já foram capturados
Com um dos suspeitos, foi apreendida uma submetralhadora
A Polícia Civil cumpriu, nesta terça-feira (2), quatro mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão durante as investigações do homicídio de David Marley Souza Alves, ocorrido em 22 de agosto, às margens do Rio Verruga, em Itambé. A ação resultou na prisão de quatro investigados e na apreensão de uma submetralhadora.
Um adolescente de 17 anos já havia sido apreendido em flagrante no dia do crime...
Ministério dos Transportes faz estudo para alteração de velocidade em vias urbanas
O governo federal realizou na última semana consulta pública para alteração do Guia de Gestão de Velocidades no Contexto Urbano. A intenção do MT é buscar soluções que vão além da redução de velocidade para a redução de acidentes de trânsito.
A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) sugere que nas zonas urbanas o limite padronizado seja de 30 km/h. As vias de ligação entre bairros e regiões operem entre 40 e 50 km/h.
Análise feita a partir de mudanças na velocidade de...
ARTIGO – A DUPLICAÇÃO DA RIO-BAHIA É UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA
Por JOSÉ MARIA CAIRES – DUPLICA SUDOESTE
A duplicação da BR-116, conhecida como Rio-Bahia, não é apenas uma demanda regional. É uma necessidade urgente, uma questão de sobrevivência e de respeito à vida. O trecho que corta o Sudoeste da Bahia, especialmente entre Belo Campo e Planalto, é um corredor vital para o transporte de cargas, passageiros e para a economia do estado. Mas é também um cenário de perigo constante: ultrapassagens arriscadas, caminhões pesados em fila...
The Economist diz que julgamento de Bolsonaro é “lição de democracia”
Revista britânica traz o ex-presidente na capa e detalhes sobre ação
© The Economist/Divulgação
A revista britânica The Economist, que chegou às bancas nesta quinta-feira (28), dá destaque em sua capa ao julgamento que começa na próxima semana e pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados pela trama golpista ocorrida para tentar reverter o resultado das eleições de 2022.
Bolsonaro ilustra a capa com o rosto pintado de verde e amarelo e um chapéu...
Uma imagem chamou a atenção no protesto que o Sindicato do Magistério Público Municipal de Vitória da Conquista (SIMMP) fez, na abertura dos trabalhos da Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira (6), contra a administração municipal. Portando placas criticando o abono pago aos servidores das escolas que conseguiram alcançar ou passar a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017, os representantes dos professores chamaram o que a prefeitura denominou de 14º salário, de farsa, mas só que com “ç” (cê-cedilha).
Além das placas e adesivos colados ao chão da galeria da Câmara de Vereadores escritos errado de propósito – segundo o SIMMP -, como ironia ao 14º salário, cartazes também mencionavam a falta de vagas em creches municipais.
De acordo com o SIMMP, a grafia errada da palavra farsa fez referência a erros ortográficos verificados em publicações da prefeitura, a exemplo de “indepÊndencia”, em faixas no desfile de Sete Setembro do ano passado, e “conCelho”, na identificação do carro do Conselho Tutelar. Para o sindicato, o 14º salário é uma farsa midiática do governo.
SOBROU PARA SOBRAL
O SIMMP também alfinetou a educação do município de Sobral, no estado do Ceará, onde se encontram, nesta quarta-feira, o prefeito Herzem Gusmão e o secretário de Educação, Esmeraldino Correia. Segundo texto publicado no site da entidade, “o prefeito fugiu do tradicional pronunciamento de abertura dos trabalhos do legislativo e optou em inventar uma viagem com o novo secretário da educação a cidade famosa pela ‘farÇa’ do ótimo desempenho nas avaliações do Ideb, que utiliza de metodologias nada convencionais para o êxito dos alunos nas provas”.
O Blog da Resenha Geral, responsável por noticiar a agenda do prefeito Herzem Gusmão (MDB), informou que ele e o secretário Esmeraldino Correia estão em Sobral para participar do seminário Educar Pra Valer, programa instituído pela Associação Bem Comum, organização não governamental cearense, em parceira com a Fundação Lemann, que trabalha com processos educativos. O Educar Pra Valer contempla 50 municípios de cinco estados. Da Bahia estão incluídos Alagoinhas, Camaçari, Juazeiro, Mata de São João e Vitória da Conquista, que foi o primeiro a receber a parceria. Prefeito, secretário e dois técnicos viajaram para Sobral ontem pela manhã e o encontro acontece amanhã (7) e depois.
O município de Sobral alcançou nota 9,1 no Ideb 2017, nas séries iniciais do ensino fundamental, que é responsabilidade das prefeituras. Vitória da Conquista chegou a 4.7. Já nas séries finais, Sobral teve 7,2 e Conquista exatamente a metade, 3.6. Mas, durante a campanha eleitoral do ano passado, adversários do candidato a presidente Ciro Gomes (PDT), nascido em Sobral, começaram a divulgar denúncias de manipulação de resultados, a exemplo de alunos escolhidos fazerem as provas em mais de uma escola ou de receberem respostas prontas de professores. Ciro Gomes e o prefeito Ivo Gomes, irmão dele, afirmam que as acusações são falsas e têm objetivo político.