-
Compartilhe
Sobrou para Sobral. Protesto de sindicato dos professores tem erro proposital de português e crítica a Ideb de Sobral
Pode ser do seu interesse
No próximo dia 6 de dezembro, será realizado o lançamento do livro “Metáfora das Coisas Perdidas”, publicado pela editora Opera Editorial. A obra é uma coletânea de poesias que convida o leitor a mergulhar em uma metáfora sobre as vivências ao lado da avó e na travessia até chegar ao Rio São Francisco.
O autor, Felipe Rocha, é estudante do curso de Letras Vernáculas da Uesb, campus de Vitória da Conquista. O lançamento será realizado na Biblioteca Central, às 14h. Outras...
Afinal de contas o que importa mesmo? As luzes de natal ou asfalto para a cidade de Vitória da Conquista?
Quando chega essa época do ano, às vésperas do natal, fabrica-se uma expectativa pela iluminação natalina. O comércio incentiva o consumo desenfreado e, às vezes, irresponsável. Todos os setores da economia ficam de olho na renda extra dos trabalhadores, por conta do recebimento do 13º salário etc. Também, no período que antecede o ano eleitoral, a classe política se prepara para a obtenção de dividendos – políticos, obviamente.
O paralelismo entre esses fatos é que, assim...
Lideranças do narcotráfico alvo da Operação Rainha do Sul são alcançadas pela Polícia Civil em cinco estados
Advogada ligada ao chefe da facção é presa com cerca de R$ 190 mil
A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta quinta-feira (27), por meio do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), a Operação Rainha do Sul, voltada ao desmonte da estrutura estratégica de uma organização criminosa responsável por movimentação milionária, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e articulação de ataques armados na Bahia e em outros quatro estados. Entre...
Suspeita é presa em desdobramento da Operação Narke 5 em Vitória da Conquista
Mandados judiciais resultam na apreensão de cocaína, dinheiro, celulares e um veículo
A Polícia Civil da Bahia prendeu, na terça-feira (25), uma mulher de 44 anos durante o cumprimento de mandados de busca no bairro Zabelê, em Vitória da Conquista. Cinco pessoas também foram conduzidas para averiguação. A ação integra um desdobramento da Operação Narke 5.
Durante as diligências, os policiais apreenderam centenas de porções de cocaína prontas para comercialização, além de...












Uma imagem chamou a atenção no protesto que o Sindicato do Magistério Público Municipal de Vitória da Conquista (SIMMP) fez, na abertura dos trabalhos da Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira (6), contra a administração municipal. Portando placas criticando o abono pago aos servidores das escolas que conseguiram alcançar ou passar a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017, os representantes dos professores chamaram o que a prefeitura denominou de 14º salário, de farsa, mas só que com “ç” (cê-cedilha).
Além das placas e adesivos colados ao chão da galeria da Câmara de Vereadores escritos errado de propósito – segundo o SIMMP -, como ironia ao 14º salário, cartazes também mencionavam a falta de vagas em creches municipais.
De acordo com o SIMMP, a grafia errada da palavra farsa fez referência a erros ortográficos verificados em publicações da prefeitura, a exemplo de “indepÊndencia”, em faixas no desfile de Sete Setembro do ano passado, e “conCelho”, na identificação do carro do Conselho Tutelar. Para o sindicato, o 14º salário é uma farsa midiática do governo.
SOBROU PARA SOBRAL
O SIMMP também alfinetou a educação do município de Sobral, no estado do Ceará, onde se encontram, nesta quarta-feira, o prefeito Herzem Gusmão e o secretário de Educação, Esmeraldino Correia. Segundo texto publicado no site da entidade, “o prefeito fugiu do tradicional pronunciamento de abertura dos trabalhos do legislativo e optou em inventar uma viagem com o novo secretário da educação a cidade famosa pela ‘farÇa’ do ótimo desempenho nas avaliações do Ideb, que utiliza de metodologias nada convencionais para o êxito dos alunos nas provas”.
O Blog da Resenha Geral, responsável por noticiar a agenda do prefeito Herzem Gusmão (MDB), informou que ele e o secretário Esmeraldino Correia estão em Sobral para participar do seminário Educar Pra Valer, programa instituído pela Associação Bem Comum, organização não governamental cearense, em parceira com a Fundação Lemann, que trabalha com processos educativos. O Educar Pra Valer contempla 50 municípios de cinco estados. Da Bahia estão incluídos Alagoinhas, Camaçari, Juazeiro, Mata de São João e Vitória da Conquista, que foi o primeiro a receber a parceria. Prefeito, secretário e dois técnicos viajaram para Sobral ontem pela manhã e o encontro acontece amanhã (7) e depois.
O município de Sobral alcançou nota 9,1 no Ideb 2017, nas séries iniciais do ensino fundamental, que é responsabilidade das prefeituras. Vitória da Conquista chegou a 4.7. Já nas séries finais, Sobral teve 7,2 e Conquista exatamente a metade, 3.6. Mas, durante a campanha eleitoral do ano passado, adversários do candidato a presidente Ciro Gomes (PDT), nascido em Sobral, começaram a divulgar denúncias de manipulação de resultados, a exemplo de alunos escolhidos fazerem as provas em mais de uma escola ou de receberem respostas prontas de professores. Ciro Gomes e o prefeito Ivo Gomes, irmão dele, afirmam que as acusações são falsas e têm objetivo político.