Destaque Polícia

Fevereiro de 2019 foi o menos violento em nove anos, em Conquista

Foto Ilutração: Bahia Notícias

O mês de março começou com registros de duas pessoas que sobreviveram a atentados e dois assassinatos, fatos que assustaram os conquistenses. No entanto, o mês de fevereiro apresentou redução significativa da violência, sendo o ‘fevereiro’ dos menos violentos da última década. Os dados são da Polícia Civil.

Fevereiro de 2019 apresentou o menor índice de assassinatos em nove anos. Foram cinco mortes intencionais violentas. Os resultados se consolidam com a, também, redução dos roubos, demonstrando que a estratégia adotada pelas policiais tem dado certo.

A pavimentação para a solidez na redução da delinquência não é de hoje. Além dos esforços no campo político, com a criação de várias companhias, Rondesp e Esquadrão Falcão, a força de vontade dos policiais militares, dos oficiais e das equipes da PC foi fundamental para o resultado positivo.

Agora os esforços se intensificam na antecipação e respostas rápidas as ações criminosas, inclusive no combate ao tráfico de drogas. Com a redução do banditismo, a PC tem focado na celeridade das investigações. A PM aposta na ostensividade. E tem dado certo. No final de 2017, militares da Rondesp interceptaram um bando apontado como autor de homicídios na cidade.

Os criminosos seguiam para assassinar rivais no bairro Conveima, mas foram surpreendidos pela Rondesp. Caso semelhante ocorreu em 2016, quando a PC, com trabalho de inteligência, evitou um massacre em uma casa noturna no bairro Morada dos Pássaros 3. Quatro bandidos morreram em confronto, na porta do estabelecimento.

Neste sábado (02), a PM mostrou mais uma vez que ‘polícia na rua’ é fundamental para o combate às ações criminosas. Apesar de não evitar o assassinato de Márcia Silva Jardim, de 40 anos, o Peto estava por perto e interceptou os autores ainda no local do crime.

A ação demonstra para sociedade que a polícia está presente e tem condições de oferecer pronta resposta. Para os bandidos fica claro que é improvável que exista impunidade na capital o Sudoeste da Bahia.

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados