Destaque Educação Polícia

Boatos causam pânico em Universidades de Vitória da Conquista

Áudios anônimos sinalizando ataques e tiros em Universidades na Bahia estão deixando a população e instituições apreensivas. O primeiro caso denunciado aconteceu na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESB), em Ilheús. Mas a onda de ameças chegou até Vitória da Conquista, e a Faculdade Independente do Nordeste (Fainor) e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) já acionaram a polícia.

Policiamento reforçado na UESB

Na UESC, as primeiras denúncias aconteceram nesta terça-feira a noite(26).
Imagens e áudios que circularam no WhatsApp sinalizavam ataques a tiros tendo como alvo o restaurante universitário. Como medida preventiva, o policiamento na Universidade foi reforçado.

No dia seguinte, nesta quarta-feira(27), após o caso da UESC ganhar repercussão, áudios fazendo ameaças à universidades de Vitória da Conquista também começaram a circular e causar pânico na população. Um dos áudios, com voz distorcida, dizia: “Aviso rápido para todas as escolas da Bahia: Vamos entrar sem dó nenhum, chegar matando quem estiver na frente”. Outro estendia as ameças a outros lugares públicos:”Vocês não estão acreditando em nosso massacre, né? Então, veremos. A partir da quarta-feira veremos um massacre em toda a Bahia, nas escolas, restaurantes, supermercados”.

Logo em seguida, pessoas passaram a enviar mensagens alertando aos familiares e amigos pedindo para as pessoas ficarem em casa.

Medidas preventivas – Ainda não há informações se os áudios são verdadeiros ou apenas uma brincadeira sem grana para gerar pânico na população. Mas, de forma preventiva, tanto a UESB quanto a Fainor emitiram notas informando que o policiamento nas instituições foi reforçado.

A UESB chegou declarar que lamenta a ação de indivíduos que tentam disseminar o pânico. ” A Uesb lamenta a ação de indivíduos que parecem ter como objetivo a disseminação da sensação de insegurança e pânico entre a população e que adotam, como alvo preferencial, instituições essenciais para a vida pública como as universidades, locais reconhecidos de conhecimento, descobertas e liberdade”, diz a nota.

A Fainor reforçou sua preocupação com a segurança dos alunos: ” Sobre rumores que tem se espalhado virtualmente nesta quarta-feira, a FAINOR informa que, por precaução, já entrou em contato com a Polícia Militar para inibir possíveis ações mal intencionadas no campus e arredores. A PM vai intensificar a segurança até que os fatos sejam esclarecidos. A FAINOR reitera sua constante vigilância em relação à segurança da nossa comunidade acadêmica e se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos”.

*Blog do Sena

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados