Destaque Saúde

Chagas e hanseníase são temas centrais de simpósio em Vitória da Conquista

O simpósio com contou com a participação de mais 400 pessoas

Classificadas como negligenciadas as doenças de Chagas e Hanseníase foram temas do I Simpósio IntegraDTNs-Bahia*, que foi realizado em Vitória da Conquista nos dias 04 e 05 de abril, na Universidade Federal da Bahia. O evento teve por objetivo principal discutir a integralidade das ações entre Atenção Primária e Vigilância à Saúde para o enfrentamento a essas doenças nos municípios atingidos.

Abertura contou com a presença de diversas autoridades, da esquerda pra direita: Eliana Amorim (UFBA), José Alexandre (NHR), Maria Cristina (ICICT/Fiocruz), Andreia Silvestre (INI/Fiocruz), Marcio Vasconcelos (diretor do Campus Anísio Teixeira UFBA), Marta Santana (DIVEP/SESAB), Karoline Rebolças (NRS/SESAB), Gerald Sordi (Secretário de Saúde de Anagé), Amélia Bispo (CHACABA)

Maria Cristina soares, prof. Dra do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/FIOCRUZ) que realizou a conferência de abertura, coordenou uma mesa-redonda e uma oficina para agentes comunitários de saúde e de endemias acredita que a chave para o enfrentamento as doenças negligenciadas no Brasil é a integração. “Isso que vocês promoveram aqui em Vitória da Conquista é maravilhoso e deve servir de exemplo para todo Brasil. Gestores, profissionais de saúde e movimento popular devem caminhar juntos neste enfrentamento, sobretudo quando estamos falando de doenças como Chagas e Hanseníase, dois grandes problemas de saúde pública do nosso país”, ressaltou Cristina.
Uma das maiores especialistas em Chagas, a prof. Dr. Andreia Silvestres do Instituto Nacional de Infectologia (INI/FIOCRUZ) também deu sua contribuição aos profissionais de saúde da região sudoeste, mostrando em suas apresentações que o tratamento do paciente crônico de Chagas pode ser realizado em todos os municípios. “Nosso objetivo aqui foi proporcionar uma troca de experiências, multiplicar e atualizar o que é possível e necessário para que doenças ainda hoje negligenciadas sejam mais visíveis e que estas pessoas atingidas por estas doenças sejam de fato olhadas, tratadas e cuidadas de uma forma geral, não só no cenário médico e individuo, mas na promoção de saúde. Saiu daqui muito otimista com esta mudança de cenário” , salientou Andreia.

Momento da oficina sobre doença de Chagas e Hanseníase

Com o apoio do Núcleo do Regional de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) o Simpósio reuniu gestores e profissionais da assistência à saúde de toda região que tiveram a oportunidade de se atualizarem quanto a estas doenças e contribuírem para as ações que estão sendo planejadas pelo projeto IntegraDTNs-Bahia. “Nós só temos a agradecer a este projeto que veio para somar os esforços no nosso município para o combate destes que são considerados grandes problemas de Saúde em Anagé. Estão todos de parabéns por esta iniciativa e nós não mediremos esforços para concretização do projeto em nossa cidade”, declarou o secretário de Saúde de Anagé, Gerald Saraiva Silva Sordi.

Oficina de biologia molecular também fez parte da programação

Durante os dois dias do evento, a negligência referente as estas doenças foi substituída por atenção e cuidado com o engajamento de mais de 400 pessoas que demonstraram grande interesse pelo projeto que atenderá cinco município, Anagé, Barra do Choça, Encruzilhada, Tremedal e Vitória da Conquista. “Nosso objetivo ao final deste projeto é que estes municípios integrem suas ações e que eles possam dentro de suas possibilidades e realidade continuarem com as atenções voltadas para o enfrentamento a essas doenças até que elas não sejam mais um problema de saúde pública”, explicou a coordenadora do projeto, a prof. Dra Eliana Amorim.
* O IntegraDTNs-BA, iniciou suas atividades em 2018, tem duração de 24 meses, e conta pesquisadores e parceiros de várias instituições: Universidade Federal do Ceará, Faculdade Santo Agostinho, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz – Bahia e Rio de Janeiro), Ministério da Saúde, Sesab, Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), Netherlands Leprosy Relief (NLR) e as prefeituras de: Anagé, Barra do choça, Encruzilhada, Tremedal e Vitória da Conquista.

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados