Destaque Política

Mudanças no Governo: Herzem faz jogada arriscada e pode se complicar com aliados

O prefeito Herzem Gusmão (MDB) mexeu algumas peças do tabuleiro político tentando se fortalecer e evitar mais embates para as eleições 2020. No entanto, a jogada é arriscada.

Mudanças: Paulo César saí da Secretaria de Agricultura; entra o vereador Gilmar Ferraz (MDB); advogado Edivaldo Júnior (filho do ex-vereador Edivaldo Ferreira) assume o mandato de Gilmar.

Intenção: Evitar conflito com o “Edivaldo Pai” e tentar melhorar situação de Gilmar Ferraz.

Riscos: Complicação com o PSDB (devido a exoneração de Paulo César) e com os demais vereadores da sua própria base. A Secretaria de Agricultura será comandada por um político que também disputa votos na zona rural.

Bastidores do tabuleiro político

Pedido de demissão ou exoneração? – Paulo César estava desempenhando um bom trabalho na Secretaria de Agricultura, inclusive sendo bastante elogiado pela Câmara de Vereadores. Sem muitas explicações, o Governo Herzem alega oficialmente que Paulo pediu demissão. Mas os rumores que circulam nos corredores da prefeitura dizem o contrário: ele foi exonerado a pedido do prefeito.

Segundo informações, na última segunda-feira (6) os vereadores da situação se reuniram com Herzem para pedir a demissão de um funcionário de carreira da Secretaria, mas Paulo César se posicionou contra o pedido, e esta pode ter uma das razões da sua exoneração.

Paulo César é filiado ao PSDB- Mesmo partido do deputado Marcell Moraes, que afirma ser pré-candidato a prefeito de Conquista

Em entrevista ao Programa Redação Brasil, na Brasil FM, na manhã desta quinta-feira (9), Gillmar Ferraz afirmou que estava presente na reunião e não tem conhecimento do pedido de demissão do funcionário, e reforçou também que Paulo César que pediu a exoneração.

O questionamento maior gira em torno de como ficará a relação política com o PSDB após a saída de Paulo.

Fiel escudeiro – Gilmar Ferraz , atualmente primeiro vice-presidente da Câmara Municipal, tem se mantido fiel ao prefeito Herzem Gusmão. Foi ele também que assumiu, a pedido do prefeito, a árdua tarefa de ser candidato a deputado estadual em dobradinha com Lúcio Viera Lima (acusado pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa no caso do bunker com R$ 51 milhões). Gilmar obteve apenas 6.552 votos, e Lúcio não conseguiu se reeleger e perdeu o foro privilegiado.

Apesar de bem visto pelo Governo devido a sua fidelidade, Gilmar estava perdendo espaço em uma das suas principais zonas de votação, a região de Bate Pé. A estratégia de Herzem ao colocá-lo a frente da Secretaria de Agricultura pode ser uma tentativa de melhorar a situação do vereador, que apenas estará afastado do seu mandato. Ou seja, ele ainda é um político que visa angariar votos com suas ações.

Disputa de votos na zona rural – Também durante a entrevista ao Programa Redação Brasil, Gilmar garantiu que fará um cronograma de trabalho com a contribuição dos vereadores, supervisores distritais e lideranças comunitárias. Mas na prática, a situação pode não ser tão amistosa assim. A Agricultura é uma das Secretarias mais assediadas pelos vereadores, principalmente da base do Governo, pois seus  maiores colegiados eleitorais são zona rural. Ter um Secretário que também disputa votos pode ser uma situação extremamente complicada.

Realizando o sonho do pai – O advogado Edivaldo Júnior teve obteve 1.432 votos e garantiu a primeira suplência do MDB. Segundo Gilmar, Edivaldo irá assumir o mandato como vereador, assim como a primeira vice-presidente da Câmara e relatoria da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final.

Edivaldo Júnior ocupava o cargo de confiança de procurador jurídico da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista

O advogado é filho de Edivaldo Ferreira, ex-vereador de Conquista e fundador do MDB em diversas cidades cidade. Também em entrevista na manhã desta quinta-feira, Júnior confirmou que está realizando um grande sonho da família em exercer um mandato e contribuir mais uma vez com a cidade.

A chegada do novo vereador também é uma jogada estratégica de Herzem Gusmão. “Concedendo” a oportunidade de um mandato, mesmo que seja temporário, o prefeito visa neutralizar qualquer articulação da família Ferreira de outros nomes para a disputa da prefeitura no ano que vem.

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados