Cotidiano Destaque

Prefeitura adia operação com ônibus da Viação Rosa; Novo Horizonte continua

A prefeitura municipal de Vitória da Conquista demonstra mais uma vez falta de celeridade para resolver os problemas do transporte público. Segundo informações do Blog do Giorlando Lima, os ônibus da Viação Rosa não começarão a rodar amanhã(01). O Secretário de Mobilidade Urbana, Jackson Yoshiura, afirma que o Município ainda não esta preparado para a operação. Enquanto isto, a Novo Horizonte, que ainda está com contrato vigente, continuará atuando nas cinco linhas do lote 1, abandonadas pela Cidade Verde.

Na entrevista, Jackson Yoshiura afirma que a prefeitura tem pretensão de retomar o lote 1, mas ainda não há data definida.  “Na próxima semana começamos nas cinco linhas, já estamos nos estruturando para operar as demais”, garantiu.

Veículos alugados – No valor de R$ 1.591.709,10, a prefeitura alugou oito ônibus e dois micro-ônibus da Viação Rosa, para o período de dois meses. De acordo com o Blog do Giorlando, o contrato determina que empresa colocará os ônibus à disposição da prefeitura, com motorista e cobrador.

Aposta da prefeitura – Os dez veículos alugados serão utilizados apenas para operar as cinco linhas citadas. O próprio secretário confirma que não será possível cobrir os custos das linhas com a cobrança de passagem. A gestão municipal está confiando em estudos que sinalizaram que o faturamento com as demais linhas ( que não tem data prevista para serem assumidas) deve superar os custos do aluguel dos carros.

O famigerado estudo  – O secretário foi questionado sobre a previsão do processo licitatório definitivo para o lote 1, e novamente, o “estudo” foi utilizado como resposta. Yoshiura falou que a licitação será iniciada logo após a prefeitura receber o estudo encomendado.

Há mais de quatro meses, a gestão municipal tenta justificar suas omissões em relação a licitação para o lote 1 e não regulamentação das vans afirmando que “o estudo indicará o que fazer”. Este já é o segundo trabalho desta natureza contratado pelo prefeito Herzem Gusmão. Em outubro de 2017, a prefeitura celebrou o contrato, no valor de  R$ 30 mil, com uma empresa para o estudo sobre o  transporte seletivo complementar (o transporte por meio de vans),mas o relatório gerado nunca fui publicizado.

 

 

 

 

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados