Governo Herzem oferece 0% de reajuste salarial aos serviços municipais; sindicatos sinalizam greve
19 de junho de 2019
A administração municipal afirmou não ter como cumprir o acordo inicial de 3,7% de reajuste e retirou a proposta
Jonas Sala (Sec de Finanças) e Kairan Rocha (Sec de Administração) foram os encarregados que deram o recado de Herzem Gusmão aos servidores
Na tarde desta quarta-feira(19), os servidores municipais foram surpreendidos com a decisão do governo Herzem Gusmão que determinou 0% de reajuste salarial. A informação foi confirmada por Lucas Nunes, advogado do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Vitória da Conquista (Sinserv).
Em entrevista ao BConquista, Lucas contou que durante a reunião de negociação o governo municipal afirmou que “as contas foram feitas precipitadamente” e recuou com a proposta inicial de 3,7% de reajuste salarial. “Isso demonstrou despreparo e irresponsabilidade da gestão, apresentou uma proposta e depois disse que não tem condições de manter o acordo”, avaliou o advogado.
A prefeitura usou como justificativa para o não reajuste o índice de despesas com pessoal. Afirmaram que o índice já está em 49% e a lei de responsabilidade fiscal só permite 54%. Lucas conta que o sindicato rebateu o argumento. “Nós demonstramos que há recursos, possibilidades financeiras e o índice da lei responsabilidade fiscal também permite o reajuste”, disse. “Além disso, demonstramos que há necessidade legal. O regime jurídico do município estabelece a revisão anual dos vencimentos e veda o reajuste zero”, completou.
O governo negou-se também a reajustar o vale-alimentação dos servidores, mesmo este não gerando impacto sobre o índice de despesa com pessoal. A proposta inicial era de 5% de aumento.
Decisão política – Segundo o advogado, o Sinserv tem a convicção que a decisão do governo foi uma atitude política. A categoria questiona também os constante aumentos de salários dos cargos comissionados. “Se há possibilidade jurídica, financeira e fiscal, não dar o reajuste é uma decisão política. Administração demonstrou que não tem o servidor como prioridade, que não quer valorizar o servidor”, disparou.
Nos próximos dias, a direção do Sinserv deverá apresentar o indicativo de greve em assembleia para que a deliberação seja avaliada pela categoria.
Programa do Ministério das Comunicações investe R$ 91,2 milhões para ampliar a inclusão digital nas salas de aula. Meta é conectar todas as escolas públicas até 2026.
Mais de 2 mil escolas públicas brasileiras vão receber internet de alta velocidade com redes Wi-Fi nos próximos meses. O anúncio foi feito pelo Ministério das Comunicações, que divulgou o resultado do edital do programa Escolas Conectadas. A ação faz parte do Novo PAC e tem investimento de mais de R$...
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista terá ponto facultativo no período de 20 a 27 de junho de 2025. A decisão foi oficializada por meio do Decreto nº 5548/2025, assinado pelo presidente do Legislativo, Ivan Cordeiro.
A medida considera o feriado de Corpus Christi, que será celebrado na quinta-feira (19), e os tradicionais festejos juninos, marcados para o dia 24 de junho (terça-feira).
Durante o recesso, os serviços essenciais da Casa serão mantidos conforme as...
Na manhã desta quarta-feira (18), na cidade de Mortugaba, durante a OPERAÇÃO AEGIS, as guarnições do PETO e do 4º Pelotão, ambas da 80ª CIPM, juntamente com preposto da Polícia Civil local, realizaram mandados de busca e apreensão, com escopo de localizar armas e drogas. Do cumprimento dos mandados, foram localizados arma e drogas, sendo presos em flagrante uma mulher e um homem, que foram apresentados com todo material ilícito.
Material apreendido:
21 invólucros de substância...
Valor foi arrecadado após o leilão das cotas escriturais do Fundo de Investimento do Nordeste (Finor) na Bolsa de Valores do Brasil (B3), em março
O plano de financiamento da Ferrovia Transnordestina coordenado pela Secretaria Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros (SNFI) conta com o apoio do Congresso Nacional e garante a fluidez das obras em conjunto com a concessionária TLSA. O Plenário da Casa aprovou, nesta terça-feira (17), o Projeto de Lei nº 3 de 2025 (PLN 3/2025), que...