Governo Herzem oferece 0% de reajuste salarial aos serviços municipais; sindicatos sinalizam greve
19 de junho de 2019
A administração municipal afirmou não ter como cumprir o acordo inicial de 3,7% de reajuste e retirou a proposta
Jonas Sala (Sec de Finanças) e Kairan Rocha (Sec de Administração) foram os encarregados que deram o recado de Herzem Gusmão aos servidores
Na tarde desta quarta-feira(19), os servidores municipais foram surpreendidos com a decisão do governo Herzem Gusmão que determinou 0% de reajuste salarial. A informação foi confirmada por Lucas Nunes, advogado do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Vitória da Conquista (Sinserv).
Em entrevista ao BConquista, Lucas contou que durante a reunião de negociação o governo municipal afirmou que “as contas foram feitas precipitadamente” e recuou com a proposta inicial de 3,7% de reajuste salarial. “Isso demonstrou despreparo e irresponsabilidade da gestão, apresentou uma proposta e depois disse que não tem condições de manter o acordo”, avaliou o advogado.
A prefeitura usou como justificativa para o não reajuste o índice de despesas com pessoal. Afirmaram que o índice já está em 49% e a lei de responsabilidade fiscal só permite 54%. Lucas conta que o sindicato rebateu o argumento. “Nós demonstramos que há recursos, possibilidades financeiras e o índice da lei responsabilidade fiscal também permite o reajuste”, disse. “Além disso, demonstramos que há necessidade legal. O regime jurídico do município estabelece a revisão anual dos vencimentos e veda o reajuste zero”, completou.
O governo negou-se também a reajustar o vale-alimentação dos servidores, mesmo este não gerando impacto sobre o índice de despesa com pessoal. A proposta inicial era de 5% de aumento.
Decisão política – Segundo o advogado, o Sinserv tem a convicção que a decisão do governo foi uma atitude política. A categoria questiona também os constante aumentos de salários dos cargos comissionados. “Se há possibilidade jurídica, financeira e fiscal, não dar o reajuste é uma decisão política. Administração demonstrou que não tem o servidor como prioridade, que não quer valorizar o servidor”, disparou.
Nos próximos dias, a direção do Sinserv deverá apresentar o indicativo de greve em assembleia para que a deliberação seja avaliada pela categoria.
Durante motopatrulhamento no bairro Sumaré, a guarnição do Esquadrão Falcão avistou um motociclista utilizando o celular enquanto conduzia o veículo.
Ao realizar a abordagem, os policiais encontraram uma sacola contendo uma quantidade significativa de entorpecentes: maconha e cocaína.
O suspeito, de 21 anos e com passagens pela polícia, confessou que havia acabado de receber a droga e pretendia comercializá-la.
Resultado da ação: indivíduo detido e encaminhado à delegacia, junto...
Liderança nos investimentos em esportes, a Bahia conta com mais dez milhões de reais em incentivos fiscais anunciados para o Fazatleta 2025, pelo governo da Bahia. Empresas que investirem em atletas e eventos esportivos poderão utilizar até oitenta porcento do ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços para impulsionar o esporte no estado. O secretário estadual do trabalho, emprego, renda e esporte, Augusto Vasconcelos, aponta o alcance da iniciativa.
(AUGUSTO...
3ª Fase da Operação Overclean cumpre mandados na Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Sergipe
Salvador/BA. A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União, deflagrou, nesta quinta-feira (3/4), a terceira fase da Operação Overclean, com o objetivo de desarticular organização criminosa suspeita de atuar em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.
Foram cumpridos, nas cidades de Salvador/BA, São Paulo/SP, Belo...
Nesta segunda-feira (31), a Prefeitura de Vitória da Conquista finalizou o cadastro das propostas para captação de recursos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento 2025 (Novo PAC Seleções). As discussões se iniciaram no ano passado e contemplam demandas das áreas de Infraestrutura, Educação, Saúde, Esporte e Lazer, e contou com atuação das secretarias municipais de Transparência, Controle e Prevenção à Corrupção, Infraestrutura Urbana, Educação, Saúde...