Cotidiano Destaque Política

Vereadora Viviane Sampaio irá judicializar denúncia sobre invasão a cadastros das secretarias de Finanças e Infraestrutura

Viviane é ex-secretária municipal de saúde, e atual presidente da comissão de saúde da CMVC

No começo do mês, o BConquista noticiou que dados de cadastros econômicos do sistema das secretarias de Finanças  e Infraestrutura de Vitória da Conquista estavam sendo alterados clandestinamente. Após a denúncia, a Prefeitura admitiu a invasão, mas até o momento não tomou nenhuma providência. Já a vereadora Viviane Sampaio(PT) conseguiu reunir documentos que comprovam a atividade ilegal e irá procurar órgãos de fiscalização para apurar a denúncia.

Viviane conta que o caso lhe chamou atenção a partir do momento que a prefeitura admitiu, mas não abriu nenhum tipo de sindicância para investigar o que de fato estava acontecendo. “Se houve uma invasão em um sistema tão importante da Secretaria de Finanças, que provavelmente dá acesso à dívida ativa do município, e da Secretaria de Infraestrutura por que a Prefeitura, a partir do momento que o próprio sistema alertou, não fez nada?”, questionou. A vereadora explica que consultou especialistas da área e estes informaram que todo o sistema tem normas básicas de segurança, da própria administração do servidor, que emite alertas quando o sistema está sendo invadido.

A parlamentar suspeita que os servidores que tinham acesso ao sistema foram omissos às invasões. “Se tem um destino para chegar e só você conhece o caminho que tem radares e pedágios, a pessoa que te dá a chave do carro vai ter que permitir que você passe por esses pedágios e radares”, exemplificou. “A Prefeitura e o Núcleo de Tecnologia da Informação tinha sim como ter conhecimento que esses acessos estavam acontecendo”, afirmou.

Entre as supostas alterações dos dados, estão liberações de alvarás de funcionamento de empresas irregulares. Viviane também levanta o questionamento sobre o prejuízo aos cofres públicos, quais empresas foram beneficiadas e qual o intuito da invasão desse sistema tão importante.

A vereadora já tem em mãos um documento, gerado através de um órgão oficial, e irá formalizar a denúncia. “Vamos solicitar o esclarecimento da Prefeitura, procurar os órgãos de fiscalização para atuar junto com o mandato e dar celeridade a investigação, para que diante da denúncia a gente anexe esse documento de comprovação da invasão”, afirmou.

 

 

 

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados