. Destaque Política

Em nota, PT diz que Herzem quer enganar a população com FINISA II

Apesar da pressão da opinião pública para a aprovação dos projetos Lei 14/2019 e 15/2019, que solicitam a autorização para a prefeitura de Vitória da Conquista contrair o empréstimo de R$ 60 milhões no âmbito do FINISA II, o Partido dos Trabalhadores (PT) lançou uma carta aberta à população alertando para o futuro envidamento do município, caso o empréstimo seja aprovado. Fato que pode prejudicar o orçamento das áreas de saúde, educação e assistência social.

A Carta foi lançada após a polêmica reunião entre o prefeito Herzem Gusmão(MDB) e dois vereadores do PT, Coriolano Moares e Fernando Jacaré. Apesar das justificativas dos parlamentares de que o encontro foi apenas para solicitar detalhamento do FINISA II, o fato levantou o questionamento sobre qual seria o real posicionamento do partido: contrário ou favorável.

O texto do PT frisa que o FINISA II é um tentativa do prefeito Herzem de vencer sua impopularidade com obras de aparência. E que “essa dívida que o governo H. Pereira está tentando assumir indica sua aplicação basicamente em pavimentação asfáltica em algumas poucas ruas de poucos bairros, não revelando inclusive quais logradouros seriam contemplados com as obras e serviços”. Esclarece também que apenas após a pressão da bancada de oposição, a administração apresentou um documento indicando a quilometragem a serem aplicados em cada bairro. Na visão do PT, isto evidencia que o projeto foi feito às pressas e sem programação. “. Destaca-se ainda que o documento indicando apenas os bairros não é um anexo oficial do Projeto de Lei e sequer é assinado pelo Prefeito. Certamente, trata-se de mais uma promessa vazia”, reforça o texto.

A Carta explica ainda que o PT é totalmente favorável que as ruas sejam pavimentadas, mas que esse desejo da população não pode ser transformado em instrumento eleitoral beneficiando alguns e deixando desassistido a grande maioria:

“O Partido dos Trabalhadores não tem receio de falar a sua verdade ao povo de Conquista. Não somos e jamais seremos contra a cidade e o seu povo, mas somos contrários às novas promessas e mecanismos de utilização de dinheiro público, principalmente endividamento, para atingir objetivos eleitoreiros e que não atendem na sua totalidade os anseios da população de Vitória da Conquista”

Dessa forma, pode-se entender que o PT orienta que os vereadores da sigla votem contrários à autorização do projeto. Atualmente a bancada petista é composta pelos vereadores Coriolano e Jacaré, como já citado, e pelos vereadores Valdemir Dias e Viviane Sampaio. Na última sexta-feira(1) a Câmara aprovou o parecer aos projetos em questão. A votação final deve acontecer nas próximas sessões.

 

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados