Pais e mães da Associação de Paralisia Cerebral de Vitória da Conquista (APCVC) participaram na manhã do último sábado (01) de uma palestra de primeiros socorros com profissionais socorristas do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).
Durante o curso, os pais receberam orientações sobre como identificar situações de risco e as técnicas que podem ser feitas para intervir corretamente em situações de urgência ou emergência até a chegada do serviço do SAMU. “Esse curso é motivado pela necessidade de informação porque temos filhos especiais com paralisia e, às vezes, os pais se apavoram se a criança engasga, se aspira e não sabemos o que fazer num momento como esse. Então, sabendo prestar esse primeiro socorro até a chegada da ambulância, a gente consegue salvar a vida do nosso filho”, afirma Renata Gonçalves, vice-presidente da Associação.
Situação parecida aconteceu com Liliane Duarte, mãe do pequeno Rodrigo de 9 anos: “Meu filho tem epilepsia de difícil controle e refluxo grave. Então, várias vezes ele engasga em casa e esse curso pra mim é importante pra eu saber como agir e como fazer os procedimentos”, afirma Liliane.
De acordo com Vailson Lopes, socorrista do NEP que ministrou o curso, o intuito da atividade foi abordar sobre os primeiros socorros, tanto na emergência clínica quanto na traumática, para capacitar os pais da Associação que hoje conta com 64 associados. “As técnicas são as mesmas. Seguimos o protocolo em função do tipo de público com paralisia cerebral. Tentamos adequar as técnicas o mais próximo possível para atender a esses pacientes, tendo em vista a necessidade de capacitar os pais diante de uma situação de engasgo, parada cardiorrespiratória, desmaio e de como identificar o problema em cada situação que possa acontecer”, afirma o socorrista.
*Fonte: Secom PMVC