A SMS – Secretária de Saúde de Vitória da Conquista não divulgou em nenhum boletim o real número de registros de pessoas com síndrome gripal no município. Os casos registrados no e-SUS – base de dados do Sistema Único de Saúde – já se aproximam de 4 mil.
No último boletim epidemiológico do Coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde, na noite deste sábado (23) foi anunciado que há 1.246 casos suspeitos notificados de Covid-19, sendo 846 descartados e 107 confirmados.
Na última reunião do CMS – Conselho Municipal de Saúde, em 19/05, a diretora de Vigilância à Saúde do Município, Ana Maria Ferraz, foi questionada e informou que, naquele dia, existiam no sistema municipal 3.348 notificações de casos de síndrome gripal. Segundo Ana Maria, neste índice há pacientes com critério para coleta de material para exame laboratorial ou não.
De acordo com a norma técnica N⁰54 da Secretária de Saúde do Estado, síndrome gripal (SG) é quando a pessoa apresenta “quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza OU dificuldade respiratória”. Na mesma norma, está claro que o descarte da suspeita de Coronavírus, em pacientes com síndrome gripal, deve ocorrer mediante exame laboratorial, critério clínico-epidemiológico ou teste rápido. Mesmo com essas orientações, constantemente a imprensa conquistense tem divulgado casos de pessoas apresentando síndrome gripal que entram em contato com a SMS mas não são submetidas a coleta de material para exame laboratorial, não obtiveram retorno ou qualquer tipo de atendimento clínico.
De acordo com especialistas, a síndrome gripal (SG) assim como a síndrome respiratória aguda grave (SRAG) podem ser em decorrência da Covid-19. Daí, a importância de notificar todos os casos para diagnosticar seja por teste rápido, exames sorológicos, laboratoriais ou diagnóstico clínico-epidemiológico (esse avalia o quadro clínico e o contato com casos confirmados laboratorialmente ou suspeito com imagem compatível), conforme orienta a norma técnica N⁰54 .
No dia 19, a notificação no sistema municipal estava em 3.348. O número representa aproximadamente 269 % a mais do que o divulgado oficialmente pelo executivo municipal.
Considerando os dados lançados na base de dados do e-SUS, os dados tiveram incremento significativo, ao se aproximarem dos 4 mil.
Percentualmente o aumento é de quase 320 % em relação ao último boletim divulgado neste sábado (23).
Trocando em miúdos: mais de 2.700 notificações estão ‘vagando’ por aí, ´pois não estão contabilizadas nos boletins diários. Muitos desse casos podem ser de pacientes com coronavírus que estão contaminando outras pessoas.