Cotidiano Destaque

Conquista, a terra do(e) frio

Imagem: Agência Sertão

A reportagem do Blitz Conquista procurou um especialista para buscar informações que esclareçam um pouco mais sobre o que se divulga na imprensa local, da Bahia e a nacional também.

Conversamos com o Prof. Dr. Rosalve Lucas Marcelino, Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, que confirmou: “As temperaturas mínimas de conquista em agosto estão até agora em torno de 14,2 °C.”, “chegando alguns dias a 10,6°C”.

Os dados, segundo ele, são obtidos na Estação Meteorológica da UESB, embora existam outras fontes de particulares na cidade. Mas, “os dados ficam bem próximos e, em quase nada, diferem”.

Entretanto, quanto à sensação térmica tão baixa (até 3°C), esclareceu que o cálculo é feito através de uma equação, cuja principal variável é a velocidade do vento, seguida pela altitude, tipo de topografia e cobertura vegetal. “Para Conquista, a média é 2,77°C abaixo da leitura indicada nos termômetros, mas, para regiões de altitude maior e livre de construções humanas, pode-se arredondar para 3 graus” abaixo da indicação dos termômetros.

Se tudo que dizem é verdade, ou não, pouco parece interessar ao conquistense, que se importa mesmo é com o glamour.

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados