Criminosos têm aproveitado a pandemia para aplicar golpes bancários. Para se ter ideia, segundo a Febraban, a Federação Brasileira de Bancos, de março até agora, o número de golpes envolvendo o sistema financeiro subiu quase 80 por cento. E um dado preocupante: a maior parte das vítimas, 60 por cento delas, são idosos. Atualmente, existe uma lista dos principais golpes aplicados pelos criminosos. O primeiro é o da pescaria digital, onde são enviados links falsos, que direcionam o usuário a sites maliciosos, que solicitam informações pessoais em troca de falsos benefícios. Há também o golpe do falso funcionário, que liga para a vítima se passando por empregado do banco, informa que há problemas no sistema, e que precisa atualizar informações. Nesse momento, solicita os dados do cidadão, que acaba por informá-los ao bandido. Outra prática também é a do falso motoboy. Um criminoso, passando-se por funcionário do banco, diz que um novo cartão será enviado por meio de um motoboy. A vítima confirma informações pessoais e o endereço para entrega. No ato do recebimento do novo cartão, que é falso, o motoboy solicita que o antigo seja entregue a ela, para ser devolvido à instituição financeira. Pronto, os bandidos acabam com o cartão da pessoa, e o usam até que seja cancelado. Há, ainda, o golpe da ajuda maliciosa, onde o bandido oferece para ajudar alguém na agência bancária, e num momento de distração da vítima, troca cartões e até envelopes com dinheiro que seriam depositados. Por fim, o whats app também tem sido uma ferramenta muito usada pelos malfeitores. Eles costumam entrar em contato se passando por funcionários de empresas, convencem as vítimas e enviam um link malicioso, capaz de hackear o whats app do usuário. Para não cair nos golpes dos criminosos, desconfie sempre. Não passe seus dados a qualquer um. Confira sempre se as informações recebidas condizem com a realidade. Acesse o portal oficial do seu banco, veja se há algum recadastramento em andamento… Na dúvida, não clique em nada, e não dê informações pessoais. Não entregue seu cartão a quem não conheça, nem aceite ajuda de estranhos nas agências bancárias. Mantenha o antivírus do seu celular atualizado, e ao fazer compras on-line, escolha sempre sites conhecidos.
-
Compartilhe
Pode ser do seu interesse
A Polícia Militar da Bahia, por meio da CIPE Sudoeste, prendeu um homem por tráfico de drogas na noite deste domingo (08), durante policiamento especializado no município de Macaúbas, no sudoeste baiano.
Durante a abordagem, os policiais apreenderam 121 papelotes de cocaína, totalizando cerca de 120 gramas, além de dois aparelhos celulares. O suspeito foi conduzido e apresentado na Delegacia Territorial de Ibotirama, juntamente com todo o material apreendido, onde a ocorrência foi...
Por volta das 16h30 deste sábado (7), uma guarnição da CIPE Sudoeste realizava policiamento especializado no distrito de Sussuarana, município de Tanhaçu, quando abordou um indivíduo em atitude suspeita.
Durante a abordagem, foram encontradas petecas de cocaína, tabletes de maconha, além de uma balança de precisão e um aparelho celular. Diante dos fatos, o indivíduo foi conduzido e apresentado na Delegacia Territorial de Brumado, juntamente com todo o material apreendido.
A CIPE...
PRF apreende mais de 26 kg de cocaína e prende homem por tráfico de drogas em Picos: o destino era a Bahia
Droga era transportada em veículo de passeio e teria como destino o estado da Bahia.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 26 quilos de cocaína e prendeu um homem por tráfico de drogas na tarde deste domingo (8), no município de Picos, no Piauí.
A ocorrência foi registrada por volta das 17h10, na região do km 316 da BR-316, quando a equipe da PRF da Unidade Operacional de Picos realizava fiscalização e deu ordem de parada a um veículo de passeio, modelo Renault...
Brasil | PF participa de operação internacional que resulta na apreensão de 1,3 tonelada de cocaína no Oceano
Ação internacional integrada interceptou embarcação brasileira em alto-mar
Arquivo
Fortaleza/CE. A Polícia Federal participou, no domingo (1/2), de uma operação internacional que resultou na apreensão de 1,3 tonelada de substância entorpecente no Oceano Atlântico. A ação foi realizada em alto-mar por autoridades estrangeiras, com apoio de organismos internacionais especializados no enfrentamento ao tráfico transnacional.
A intervenção marítima foi conduzida por uma...









