Criminosos têm aproveitado a pandemia para aplicar golpes bancários. Para se ter ideia, segundo a Febraban, a Federação Brasileira de Bancos, de março até agora, o número de golpes envolvendo o sistema financeiro subiu quase 80 por cento. E um dado preocupante: a maior parte das vítimas, 60 por cento delas, são idosos. Atualmente, existe uma lista dos principais golpes aplicados pelos criminosos. O primeiro é o da pescaria digital, onde são enviados links falsos, que direcionam o usuário a sites maliciosos, que solicitam informações pessoais em troca de falsos benefícios. Há também o golpe do falso funcionário, que liga para a vítima se passando por empregado do banco, informa que há problemas no sistema, e que precisa atualizar informações. Nesse momento, solicita os dados do cidadão, que acaba por informá-los ao bandido. Outra prática também é a do falso motoboy. Um criminoso, passando-se por funcionário do banco, diz que um novo cartão será enviado por meio de um motoboy. A vítima confirma informações pessoais e o endereço para entrega. No ato do recebimento do novo cartão, que é falso, o motoboy solicita que o antigo seja entregue a ela, para ser devolvido à instituição financeira. Pronto, os bandidos acabam com o cartão da pessoa, e o usam até que seja cancelado. Há, ainda, o golpe da ajuda maliciosa, onde o bandido oferece para ajudar alguém na agência bancária, e num momento de distração da vítima, troca cartões e até envelopes com dinheiro que seriam depositados. Por fim, o whats app também tem sido uma ferramenta muito usada pelos malfeitores. Eles costumam entrar em contato se passando por funcionários de empresas, convencem as vítimas e enviam um link malicioso, capaz de hackear o whats app do usuário. Para não cair nos golpes dos criminosos, desconfie sempre. Não passe seus dados a qualquer um. Confira sempre se as informações recebidas condizem com a realidade. Acesse o portal oficial do seu banco, veja se há algum recadastramento em andamento… Na dúvida, não clique em nada, e não dê informações pessoais. Não entregue seu cartão a quem não conheça, nem aceite ajuda de estranhos nas agências bancárias. Mantenha o antivírus do seu celular atualizado, e ao fazer compras on-line, escolha sempre sites conhecidos.
-
Compartilhe
Pode ser do seu interesse
Foram erradicados mais de 859 toneladas de maconha na fronteira entre o Brasil e o Paraguai
Encerrou nesta terça-feira (15/4), a 49ª Fase da Operação Nova Aliança, a segunda do ano de 2025, que se desenvolve por meio de cooperação policial internacional entre Brasil e Paraguai e executada pela Polícia Federal Brasileira e a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD/PY).
Nesta fase, que contou com o apoio do Ministério Público do Paraguai, da...
PF deflagra operação em combate ao plantio de maconha no norte da Bahia
Operação Carcará II erradica mais de 130 mil pés de maconha e prende três suspeitos no norte da Bahia.
Juazeiro/BA. Entre os dias 8 e 17/4, a Polícia Federal deflagrou a Operação Carcará II, na região norte da Bahia, com o objetivo de reduzir a produção e oferta de maconha na região. A operação contou com apoio aéreo e das forças policiais do GRAER, CIPE-CAATINGA e 9º BBM.
Desde janeiro deste ano, foram localizadas e destruídas oito roças, resultando na erradicação...
A ocorrência contou com o apoio de uma guarnição da Polícia Militar .
A PRF na Bahia alerta que intensificou a fiscalização nos 8.000 quilômetros de rodovias federais que cortam o estado. Para isso, equipes estão concentradas e realizando policiamento orientado em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade.
Na manhã desta quarta-feira (16), uma equipe da PRF foi acionada após receber uma denúncia que acabara de ocorrer um assalto a um...
PF deflagra operação em combate à caça ilegal no Parque Nacional de Boa Nova/BA
Na data de hoje, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão.
Vitória da Conquista/BA. A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (15/4), a Operação Buckshot, com o objetivo de cumprir cinco mandados de busca e apreensão contra um grupo suspeito de se articular para a prática habitual de caça ilegal no interior do Parque Nacional e do Refúgio de Vida Silvestre de Boa Nova, duas unidades de conservação federais localizadas no município de Boa Nova/BA.
As...