A reforma da previdência completou um ano, mas os antigos problemas persistem. A fila de espera para análise da aposentadoria continua extensa. A estimativa é que mais de um milhão de brasileiros aguardam para saber se e quando vão receber o apoio do governo federal. E como se não bastasse, a pandemia de coronavirus agravou ainda mais a situação. Parte das agências reabriram em setembro, após queda de braço do INSS com os peritos médicos. Na lista de problemas um dos destaques é a falta de técnicos, o que justificaria a morosidade na análise de processos. O INSS chegou a implantar um sistema de atendimento on-line visto com certo ceticismo por especialistas: quantos idosos têm acesso à internet ou facilidade de mexer num aplicativo do celular? E a matemática não ajuda. Foram arrecadados em setembro algo em torno de 33 bilhões de reais. Bem menos que os 50 bilhões gastos com aposentadorias e pensões. Na ponta do lápis o rombo na previdência chegaria a trezentos bilhões de reais. O serviço ruim é considerado um dos motivos da queda na arrecadação. Quem pode contribuir mensalmente não vê o INSS como um apoio para a vida futura. A reforma da previdência foi implantada com a promessa de virar este jogo. Hoje, quase 35 milhões de brasileiros estão na lista de pagamento do INSS. Vivem de aposentadoria ou pensão. Destes, 70% ganham um salário mínimo por mês.
-
Compartilhe
Reforma da Previdência faz um ano, devemos comemorar?
Pode ser do seu interesse
Segundo o MDS, não há qualquer evidência de que os benefícios sociais pagos a pessoas em situação de vulnerabilidade estejam sendo usados de forma ilegal ou direcionados ao crime organizado.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social desmentiu uma fake news que circula nas redes sociais afirmando que recursos do Bolsa Família estariam sendo desviados para o narcotráfico. A informação é falsa.
Segundo o MDS, não há qualquer evidência de que os benefícios...
Regulamentada a nova Lei de Cotas com critérios específicos para negros, indígenas e quilombolas
Decreto define regras para aplicação de 30% de reserva de vagas em concursos públicos federais. Norma já vale para o Concurso Nacional Unificado.
O governo federal regulamentou a nova Lei de Cotas com a publicação do Decreto nº 12.536, de 27 de junho. A norma determina a reserva de 30% das vagas em concursos públicos e processos seletivos simplificados da administração pública federal para pessoas negras, indígenas e quilombolas.
A divisão das vagas é de 25% para...
Microcrédito estimula abertura de pequenos negócios no Brasil; programas de financiamento contam com recursos do Banco da Amazônia
Entre as medidas está o “BASA Acredita”, programa de financiamento que oferece condições especiais para mulheres, moradores do Norte e empreendedores em situação de vulnerabilidade
Entre janeiro e março de 2025, o Brasil registrou a abertura de 1.407.010 pequenos negócios. É o que revela levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O destaque foi para a categoria de microempreendedores individuais (MEIs), que correspondem a 78% do...
Fuzis de uso restrito são apreendidos durante operação da Polícia Civil no município de Cafarnaum
A Polícia Civil da Bahia apreendeu, nesta sexta-feira (27), dois fuzis de calibre 7,62 durante a deflagração da Operação Strike, no município de Cafarnaum, região da Chapada Diamantina. A ofensiva teve como objetivo desarticular uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, homicídios e roubos a instituições financeiras.
Além dos fuzis, também foram apreendidos 17 kg de cocaína, 1,5 kg de maconha, balanças de precisão, uma carabina calibre 9 mm, um revólver...