A reforma da previdência completou um ano, mas os antigos problemas persistem. A fila de espera para análise da aposentadoria continua extensa. A estimativa é que mais de um milhão de brasileiros aguardam para saber se e quando vão receber o apoio do governo federal. E como se não bastasse, a pandemia de coronavirus agravou ainda mais a situação. Parte das agências reabriram em setembro, após queda de braço do INSS com os peritos médicos. Na lista de problemas um dos destaques é a falta de técnicos, o que justificaria a morosidade na análise de processos. O INSS chegou a implantar um sistema de atendimento on-line visto com certo ceticismo por especialistas: quantos idosos têm acesso à internet ou facilidade de mexer num aplicativo do celular? E a matemática não ajuda. Foram arrecadados em setembro algo em torno de 33 bilhões de reais. Bem menos que os 50 bilhões gastos com aposentadorias e pensões. Na ponta do lápis o rombo na previdência chegaria a trezentos bilhões de reais. O serviço ruim é considerado um dos motivos da queda na arrecadação. Quem pode contribuir mensalmente não vê o INSS como um apoio para a vida futura. A reforma da previdência foi implantada com a promessa de virar este jogo. Hoje, quase 35 milhões de brasileiros estão na lista de pagamento do INSS. Vivem de aposentadoria ou pensão. Destes, 70% ganham um salário mínimo por mês.
-
Compartilhe
Reforma da Previdência faz um ano, devemos comemorar?
Pode ser do seu interesse
A substância psicodélica é o princípio ativo da mistura do ayahuasca e foi apreendida no âmbito da Operação ROOTS
Salvador/BA. A Polícia Federal realizou, nesta quarta-feira (6/11), a incineração de, aproximadamente, oito toneladas do pó da “mimosa hostilis”, conhecida como “jurema negra”.
O pó, produzido no processo de trituração da casca da planta, contém dimetiltriptamina (DMT), uma substância psicodélica e alucinógena, também conhecido como “molécula de...
FICCOs Bahia e Mato Grosso prendem líder de facção que levava vida de empresário em Cuiabá
Criminoso lidera organização criminosa com atuação na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
O trabalho de inteligência da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Bahia, em parceria com a FICCO Mato Grosso, resultou na captura do líder de uma facção com atuação na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O flagrante aconteceu na manhã desta quarta-feira (6), na cidade de Cuiabá, durante deflagração da Operação Nexus.
Dois mandados de busca e o de prisão...
Forças da Segurança da Bahia e de SP capturam 9 de Copas do Baralho do Crime
Criminoso lidera uma facção com atuação na cidade de Candeias, e possuía quatro mandados de prisão.
Forças da Segurança da Bahia e de São Paulo prenderam na manhã desta terça-feira (5), durante operação integrada, o 9 de Copas do Baralho do Crime da SSP. Nailton Almeida dos Santos foi encontrado na cidade paulista de Guarulhos.
O criminoso lidera uma facção com atuação na cidade de Candeias (Região Metropolitana de Salvador), e possuía quatro mandados de prisão pelos...