Marcado para este domingo (15), o primeiro turno das eleições municipais será diferente este ano. Por conta da pandemia, o Tribunal Superior Eleitoral criou alguns procedimentos para que os eleitores possam votar em segurança. Começando pelo horário. Este ano, as seções eleitorais vão abrir uma hora mais cedo, as sete da manhã. O fechamento continua as cinco da tarde de acordo com o horário de cada região. As três primeiras horas de votação serão destinadas para pessoas do grupo de risco como idosos, doentes crônicos e deficientes. Aliás, os idosos não são obrigados a votar. Para quem tem mais de 60 anos o voto é facultativo. Já para o restante da população o voto é obrigatório. Quem não puder ir à seção eleitoral terá que justificar a ausência. Quem estiver com sintomas gripais, como febre, tosse e dor de cabeça deve ficar em casa. A justiça eleitoral vai aceitar como justificativa um atestado médico. Quem estiver longe de sua zona eleitoral, pode ir em qualquer seção e justificar. O uso de máscara será obrigatório e o TSE pede para que cada eleitor leve sua caneta para assinar o caderno de votação. A justiça eleitoral vai disponibilizar álcool em gel e os espaços estarão demarcados sinalizando o distanciamento entre as pessoas. Por último, confira se a sua seção não mudou. Por meio do aplicativo e-título, o eleitor pode consultar o local correto de votação. Este ano vamos escolher novos prefeitos e vereadores. O segundo turno, caso seja necessário, será no dia 29 de novembro.
-
Compartilhe
Domingo é dia de votar
Pode ser do seu interesse
O governador Jerônimo Rodrigues concedeu entrevista ao Jornal da Manhã, na TV Bahia, nesta quarta-feira (5), apresentando um panorama de sua gestão e reafirmando o compromisso com a segurança pública. Apesar das limitações orçamentárias, o chefe do Executivo destacou o esforço contínuo em operações de inteligência e investimentos estratégicos, com foco em resultados sustentáveis e de longo prazo.
Rodrigues ressaltou que a segurança pública não é responsabilidade exclusiva de...
Busto, selo e sessão solene marcam homenagens pelo centenário de José Pedral nesta quinta-feira, 6
Nesta quinta-feira (6), dentro das comemorações dos 185 anos de emancipação política de Vitória da Conquista, serão realizadas três solenidades de celebração pelo ano do centenário de nascimento do ex-prefeito conquistense José Pedral Sampaio, instituído pela Lei nº 2.957, a ser comemorado em 2025.
O primeiro evento será a entronização do busto do ex-prefeito José Pedral, às 9h, na Avenida J. Pedral, próximo ao Cemae, no trecho de encontro com a Avenida Olívia Flores. Em...
Entenda a PEC da Segurança: proposta prevê integração entre forças e padroniza combate ao crime
Proposta de Emenda à Constituição (PEC) busca integrar polícias e órgãos de segurança em todo o país, garantir financiamento estável e padronizar dados para fortalecer o enfrentamento ao crime organizado.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, enviada pelo Governo do Brasil ao Congresso Nacional em abril de 2025, pretende dar status constitucional ao Sistema Único de Segurança Pública, criado em 2018.
Segundo o Ministério da Justiça e...
Gabriela Garrido cobra mais fiscalização sobre grandes geradores de resíduos e homenageia professores
Durante a sessão desta quarta-feira (15) na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, a vereadora Gabriela Garrido (PV) fez uma homenagem ao Dia do Professor, destacando a importância dessa profissão para a formação da sociedade, mas lamentando que ainda seja desvalorizada no país.
“Essa profissão é fundamental na vida de todos nós, mas infelizmente ainda muito desvalorizada. Meu respeito e gratidão a todos os professores e professoras”, disse.
Em seguida, a parlamentar...










