Marcado para este domingo (15), o primeiro turno das eleições municipais será diferente este ano. Por conta da pandemia, o Tribunal Superior Eleitoral criou alguns procedimentos para que os eleitores possam votar em segurança. Começando pelo horário. Este ano, as seções eleitorais vão abrir uma hora mais cedo, as sete da manhã. O fechamento continua as cinco da tarde de acordo com o horário de cada região. As três primeiras horas de votação serão destinadas para pessoas do grupo de risco como idosos, doentes crônicos e deficientes. Aliás, os idosos não são obrigados a votar. Para quem tem mais de 60 anos o voto é facultativo. Já para o restante da população o voto é obrigatório. Quem não puder ir à seção eleitoral terá que justificar a ausência. Quem estiver com sintomas gripais, como febre, tosse e dor de cabeça deve ficar em casa. A justiça eleitoral vai aceitar como justificativa um atestado médico. Quem estiver longe de sua zona eleitoral, pode ir em qualquer seção e justificar. O uso de máscara será obrigatório e o TSE pede para que cada eleitor leve sua caneta para assinar o caderno de votação. A justiça eleitoral vai disponibilizar álcool em gel e os espaços estarão demarcados sinalizando o distanciamento entre as pessoas. Por último, confira se a sua seção não mudou. Por meio do aplicativo e-título, o eleitor pode consultar o local correto de votação. Este ano vamos escolher novos prefeitos e vereadores. O segundo turno, caso seja necessário, será no dia 29 de novembro.
-
Compartilhe
Domingo é dia de votar
Pode ser do seu interesse
EUA aplicam sanção contra Alexandre de Moraes por ação do 8 de janeiro
Governo Trump alega ainda que Moraes viola liberdade de expressão
Lucas Pordeus León – Repórter da Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Às vésperas do início do tarifaço contra o Brasil, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) dos Estados Unidos (EUA) aplicou uma sanção contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
O órgão do Departamento de Tesouro do país norte-americano acusa Moraes de violar a liberdade de...
Deputados da Comissão de Relações Exteriores votaram moção em louvor a Trump
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara de Deputados aprovou uma moção em louvor a Trump
A aprovação da homenagem ocorreu nesta quarta-feira (9), horas antes de o presidente dos Estados Unidos da América anunciar a taxação de 50% sobre os produtos brasileiros, como sanção ao governo Lula. Foram 23 votos favoráveis e cinco contrários à moção de “louvor e regozijo” ao americano.
A homenagem foi proposta pelo deputado bolsonarista e líder do PL...
Medida diz respeito a crimes contra agentes de segurança pública
© Joédson Alves/Agência Brasil/ARQUIVO
A Câmara dos Deputados aprovou hoje (2) por 334 votos favoráveis e 65 contrários o projeto de Lei (PL) 1112/23 que aumenta, de 50% para 80% o mínimo de cumprimento de pena no regime fechado para progressão ao semiaberto de condenados por crime de homicídio contra agentes de segurança pública – como policiais, membros do Poder Judiciário, Ministério Público, da...
Secretaria da Mulher aciona corregedoria após novos insultos a Marina
Em maio, ministra havia sido atacada por senadores
A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados acionou a Corregedoria Parlamentar após a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, sofrer novos insultos durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara, no dia 2 de julho. A secretaria classificou as falas do deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES) como desrespeitosas e incompatíveis com o decoro parlamentar. Ele comparou Marina a grupos como Farc e Hamas, além de reiterar uma...