Um sistema mais acessível de atendimento deve ser criado após acordo firmado com a Defensoria Pública da União.
O INSS promete facilitar o acesso do brasileiro ao Benefício de Prestação Continuada. Um acordo foi assinado com a Defensoria Pública da União. A ideia é implantar um sistema próprio para atendimentos de beneficiários do INSS, incluindo os mais vulneráveis e aqueles que não sabem mexer no computador. Será criado um fluxo de comunicação entre as instituições para acelerar a resolução de conflitos sobre pagamentos. A DPU promete auxiliar o cidadão por meio de canais remotos, na modalidade de atendimento à distância. O foco principal são as resoluções extrajudiciais coletivas, que muitas vezes demoram anos para serem resolvidas. A DPU informa que o efeito desse acordo não será sentido de imediato. É que ainda não existe prazo para a implantação do novo sistema. O BPC é pago hoje a quase cinco milhões de pessoas. São idosos com mais de 65 anos de idade ou pessoas com algum tipo de deficiência inscritos no cadastro único para programas sociais. O valor é de um salário-mínimo por mês, ou mil 212 reais.