INEP alerta que é preciso comprovar a alegação com documentação, de acordo com as exigências previstas em edital.
O prazo para solicitar a dispensa da prova do Enade 2022 , Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, termina às 23horas e 59 minutos (horário de Brasília) desta sexta-feira (20).
O pedido deve ser feito pelo estudante ou pela instituição de educação superior, por meio do Sistema Enade, a depender do motivo da ausência.
O INEP alerta que é preciso comprovar a alegação com documentação, de acordo com as exigências previstas em edital.
Segundo o instituto, é possível solicitar a dispensa, mas ainda é necessário ter preenchido o Questionário do Estudante para que seja assegurada a regularidade junto ao exame.
Entre as situações previstas como justificativas de ausência estão: acidente, assalto, casamento, extravio, perda, furto ou roubo de documento de identificação, luto, questões relacionadas à saúde, à maternidade ou à paternidade, bem como compromissos profissionais e privação de liberdade.
As pessoas eliminadas do Enade no local de aplicação das provas não podem fazer a solicitação de dispensa.
Os casos de ausências por motivos pessoais ou profissionais devem ser registrados pelos estudantes e analisados pelos coordenadores de curso.
Já as situações que envolvem compromissos acadêmicos devem ser registradas pelos coordenadores para serem analisadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Outras informações no site gov.br/inep
Da Rede Nacional de rádio em Brasília