O Prouni oferece bolsas de estudo integrais ou parciais em cursos de graduação na educação superior para estudantes de baixa renda.
Começam nesta segunda-feira, dia 29, as inscrições para o Prouni, o Programa Universidade para Todos, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais, de 50%, em cursos de graduação na educação superior, oferecidos por instituições privadas.
De acordo com o calendário divulgado pelo Inep, o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, as inscrições vão até quinta-feira, dia 1º de fevereiro. Depois, no dia 6 de fevereiro, sai o resultado da primeira chamada, ou seja, de quem foi pré-selecionado. E a comprovação das informações dadas pelos estudantes selecionados na primeira chamada vai de 6 a 20 de fevereiro.
Para se inscrever é preciso ter participado de pelo menos uma das duas últimas edições do Enem e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame e não ter tirado zero na prova de redação.
O público-alvo do Prouni são os estudantes que ainda não têm diploma de nível superior. O candidato pré-selecionado tem que comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, no caso da bolsa integral. Se a renda mensal per capita da família for de até 3 salários mínimos, o estudante concorre a uma bolsa parcial, de 50%.
Também é preciso atender a alguma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública; ou integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral ou parcial; ou parcialmente em escola da rede pública e privada, como bolsista integral no caso da escola paga.
Outras condições são: ser pessoa com deficiência ou professor da rede pública de ensino. Os professores e a professoras concorrem exclusivamente para bolsas nos cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.
Mais informações no portal https://acessounico.mec.gov.br/prouni
Rede Nacional de Rádio