A parceria representa um passo significativo na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para o transporte público urbano
Brasília (DF) – O secretário Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Denis Eduardo Andia, e o Gerente Executivo da Unidade de Estratégia de Governo do Banco do Brasil, Márcio Antônio Chiumento, formalizaram hoje (30) a assinatura do Protocolo de Intenções entre o Ministério das Cidades e o Banco do Brasil. O evento ocorreu às 15h, na sede do Banco do Brasil em Brasília (DF).
O Protocolo de Intenções visa estabelecer uma agenda de atuação conjunta para a implantação e monitoramento de serviços de bilhetagem eletrônica, soluções de pagamento e outras atividades correlatas no âmbito do transporte público coletivo de passageiros urbano, considerando especialmente os produtos desenvolvidos pelos BB Spid, unidade do Banco do Brasil dedicada à mobilidade urbana (saiba mais no link https://spid.bb.com.br/)
O objetivo é desenvolver modelos de negócios e incorporar inovações tecnológicas para melhorar a experiência do passageiro e a gestão dos sistemas de mobilidade urbana.
O Ministério das Cidades ficará responsável por apoiar a implantação e o monitoramento dos serviços, fornecendo subsídios para projetos-piloto e prototipagem. Enquanto isso, o Banco do Brasil promoverá a troca de informações e experiências, fornecendo dados técnicos e outras informações relevantes para a elaboração de estudos e projetos-piloto.
Diversos representantes do Ministério das Cidades e do Banco do Brasil estiveram presentes na cerimônia, incluindo Antonio Espósito, coordenador-Geral de Regulação em Mobilidade Urbana; Paula Nóbrega, coordenadora-Geral de Planejamento em Mobilidade Urbana; Luana Landim Araujo, assessora técnica; Mike Fontana, assessor; Luiz Gustavo Okumura, gerente executivo da Diretoria de Governo; Paulo Augusto Xavier e Thiago Dias, gerentes de Soluções; e Ludmila Rabelo, Assessora.
Na ocasião, o secretário Denis Andia ressaltou a importância da parceria para o desenvolvimento de cidades inteligentes e o aprimoramento dos sistemas de transporte público.
“Poder falar sobre as cidades inteligentes, as possibilidades de interação, um leque amplo e dinâmico que tende a crescer e evoluir. É nesse momento em que alguns assuntos que acontecem se integram com as demais tarefas e frentes. A preconização da bilhetagem eletrônica e a dinamização cada vez mais adequada à organização dos sistemas a curto prazo são aspectos importantes. É um planejamento de longo prazo, um olhar que nos permite entender para onde irá o recurso federal e dos entes”, disse o secretário.
Já o gerente executivo Chiumento destacou a robustez da parceria e seu potencial para suprir lacunas nos municípios, auxiliando na estruturação e modernização dos sistemas de mobilidade urbana.
A parceria representa um passo significativo na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para o transporte público urbano, alinhado com as diretrizes do Marco Legal do Transporte Público Coletivo e as necessidades atuais das cidades brasileiras.
Fonte: Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades