O imposto de importação já está mais caro para produtos que custam até US$ 50.
68% dos brasileiros vão reduzir as compras nos sites internacionais por causa da cobrança do chamado imposto da blusinha. É o que aponta uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. A partir desta semana as compras de até 50 dólares, aproximadamente 280 reais, estão, em média, 20% mais caras. Merula Borges, da CNDL, vê pontos positivos no aumento do imposto de importação:
“Pesar isso é uma medida polêmica à tributação desse tipo de compra. Ela protege o varejo brasileiro, já que é o varejo brasileiro que gera empregos, movimenta economia e quando a gente compra de fora, sem pagar imposto, a gente está só mandando dinheiro pra fora, sem ter uma perspectiva maior de outros impactos na economia. É uma medida polêmica, mas a gente entende que protege o varejo brasileiro. É uma concorrência desleal lutar com produtos que não são tributados. E aí, o Comércio Brasileiro é que perde nesse caso.”
A pesquisa também mostra que 98% dos entrevistados fizeram compras em sites internacionais no último ano. O campeão de vendas é a Shopee, seguido pela Amazon, Shein e Aliexpress. Os produtos mais cobiçados são roupas, calçados e acessórios de moda e a média de gasto é de 350 reais. Vale lembrar que compras acima de 50 dólares a taxação é de 60 por cento do valor total da compra.