Brasil e Mundo Destaque

Solenidade de lançamento do Novo Cadastro Único acontece nesta terça-feira (18.02)

Reforma no sistema do CadÚnico vai permitir cruzamento automático de informações de diferentes bases do Governo Federal, agilizar o atendimento às famílias e evitar fraudes

O Cadastro Único é a porta de acesso da população de baixa renda aos seus direitos. O instrumento permite a seleção e inclusão dessas pessoas em mais de 40 programas do Governo Federal. Para mantê-lo cada vez mais moderno e qualificado, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) trabalha em um novo sistema do CadÚnico.

Para o lançamento oficial do novo sistema, que entra em operação em março, o MDS realiza, nesta terça-feira (18.02), o evento “Novo Cadastro Único – Porta Aberta para Direitos”. A cerimônia será realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, a partir das 17 horas, com as presenças do ministro Wellington Dias, da secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do MDS, Letícia Bartholo, e de outros convidados.

O sistema do Cadastro Único passou por várias versões, sempre buscando seu aprimoramento. Em 2025, um novo passo rumo à construção de um sistema inovador, moderno, ágil, eficiente e seguro será dado, com o lançamento do Novo Cadastro Único. Processos de integração de dados, que antes levavam dois ou três meses para serem realizados, agora poderão ser feitos em poucos dias, por meio de processos automatizados e rotineiros.

A reforma, coordenada pelo MDS, vai utilizar o cruzamento automático de informações de diferentes bases do Governo Federal, como Receita Federal, Previdência Social e Sistema Único de Saúde (SUS). O novo sistema do CadÚnico tem como objetivo agilizar o atendimento às famílias de baixa renda e evitar fraudes na plataforma. Técnicos e gestores estaduais e municipais vem passando por capacitação para operarem o novo sistema.

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados