Termina neste sábado, 2, o prazo de quatro anos estipulado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos para que as cidades brasileiras deem uma destinação correta ao lixo gerado pela população. Ou seja, o prazo para que as cidades fechem os lixões a céu aberto e passem a encaminhar os resíduos para aterros sanitários.
Em Vitória da Conquista, por conta do compromisso do Governo Municipal com o meio ambiente e com a saúde da população, a situação é bem diferente. Desde 2009, o município, antecipando-se a lei solucionou definitivamente o problema da destinação final do lixo, com a construção de um dos maiores e mais modernos aterros sanitários do país.
O local possui toda a estrutura necessária para depósito, compactação e tratamento dos resíduos produzidos na cidade. Diariamente, cerca de 300 toneladas de lixo são encaminhadas ao local. Todos os resíduos são aterrados em área específica, compactados e cobertos.
Para garantir a operacionalização adequada do aterro, a Prefeitura Municipal ofereceu um curso de capacitação para servidores municipais das secretarias de Serviços Públicos, Meio ambiente e Infraestrutura, preparando-os para desenvolver um trabalho eficiente e seguro.