Um levantamento feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) com mais de 100 mil professores e diretores de escola do segundo ciclo do ensino fundamental e do ensino médio apontou o Brasil como líder do ranking de violência em escolas. Entre os 34 países pesquisados, a média de professores que disseram ser vítimas de agressões verbais ou de intimidação de alunos pelo menos uma vez por semana foi de 3,4%. Mas, no Brasil, o valor por de 12,5% – seguido por 11% na Estônia e 9,7% na Austrália. Na Coreia do Sul, na Malásia e na Romênia, o índice é zero. O Brasil ainda aparece entre os dez últimos na lista do estudo internacional sobre professores, ensino e aprendizagem, que mede a percepção que o professor tem da valorização de sua profissão. Apenas um em cada dez professores brasileiros (12,6%) disse acreditar que seja valorizado pela sociedade; a média global é de 31%. A organização ressalta, contudo, que houve avanços na educação brasileira nos últimos anos. Os investimentos no setor, de 5,9% do PIB no Brasil, estão próximos da média dos países da OCDE (6,1%), que reúne várias economias ricas.
-
Compartilhe
Nota zero: Brasil é líder em ranking de violência nas escolas
Pode ser do seu interesse
Jequié recebe ordens de serviço para construção de campus da UFSB e Arena Brasil
A construção do novo campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Jequié, avança com a assinatura da ordem de serviço realizada nesta sexta-feira (30), pelo governador Jerônimo Rodrigues e pelo ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa. A solenidade contou com a presença do prefeito Zé Cocá e do senador Jaques Wagner. Na mesma ocasião, também foi autorizada a construção do centro comunitário esportivo – Arena Brasil, no município.
A...
Sisu reserva mais de 148 mil vagas para ações afirmativas em 2026
Mais da metade das vagas do Sisu é destinada a cotas e ações afirmativas. Inscrições seguem abertas até 23 de janeiro com notas das três últimas edições do Enem.
O Sistema de Seleção Unificada, Sisu, oferece, em 2026, mais de 274 mil vagas em instituições públicas de educação superior em todo o país. Desse total, 148,9 mil vagas, o equivalente a 54,3%, são reservadas para ações afirmativas, conforme a Lei de Cotas e políticas próprias das instituições...
Enamed divulga avaliação dos cursos de medicina e aciona supervisão
Resultado de 2025 mostra que dois terços dos cursos tiveram desempenho satisfatório e 99 passarão por acompanhamento do Ministério da Educação.
O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde (MS) divulgaram os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica, o Enamed 2025. Ao todo, 351 cursos de medicina participaram da avaliação em todo o país.
Dos 304 cursos vinculados ao Sistema Federal de Ensino, 204 alcançaram conceitos satisfatórios no...
Data foi anunciada pelo Ministério da Educação, na última sexta-feira (9). Notas estarão disponíveis na Página do Participante e podem ser usadas no Sisu, Prouni e Fies para ingresso na educação superior.
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2025, serão divulgados no dia 16 de janeiro. A data foi anunciada pelo Ministério da Educação, na última sexta-feira (9). As notas individuais estarão disponíveis na Página do Participante e vão trazer o...











É o Crack nas escolas. Por isto tanta violência.
Aqui em Vitória da Conquista tem uma escola na periferia onde os marginais
a serviço dos traficantes, se matriculam, inclusive no noturno,apenas para
repassar drogas aos interessados. Vão armados para a escola e a direção, acuada,
finge nada saber. Mas não é só aqui que acontece isso, infelizmente.