A proposta de Fernando Alonso para que a Fórmula 1 comece a testar cockpits fechados já esteve em pauta, mas foi rejeitada pelos chefes de equipes. O motivo?
A “chocante” feiura dos carros.
É o que revela o site da conceituada revista Autosport, nesta quinta-feira. O acidente de Jules Bianchi durante o GP do Japão deixou todos os pilotos apreensivos, e as melhorias na questão de segurança da categoria estão em andamento.
A única parte do piloto que não está totalmente protegida dentro do carro é a cabeça, exatamente a parte do francês da Marussia atingida quando do choque com um trator no circuito de Suzuka. Bianchi está internado no Mie General Hospital, no Japão, em estado crítico, mas estável, com grave lesão cerebral.
Nesta quinta, Alonso pediu para que a F-1 considere ao menos testar um cockpit fechado e lembrou do acidente na largada do GP da Bélgica de 2012, quando a Lotus de Romain Grosjean decolou e por pouco não o atingiu na cabeça.
“Eu provavelmente tendo a concordar que nós deveríamos ao menos checar e tentar ou testar a ideia. Nós estamos em 2014, temos a tecnologia, temos aviões e muitos outros exemplos usados de maneira bem-sucedida, então por que não pensar a respeito disso? Em todos os maiores acidentes do automobilismo nos últimos dois anos têm havido lesões na cabeça, então é provavelmente uma das partes onde nós não estamos no topo de segurança. Até em meu caso, em 2012 em Spa, eu provavelmente teria morrido lá na curva 1 se (o carro de Grosjean) estivesse 10 centímetros mais para baixo”, falou o espanhol.
A revista Autosport, então, revela que em outubro de 2013 os representantes do grupo de estratégia da F-1 se reuniram e ouviram da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) que, se era para manter o trabalho de desenvolvimento de um cockpit fechado, então precisaria do apoio das equipes.
Os “figurões” envolvidos na discussão – como o chefão da categoria, Bernie Ecclestone, Christian Horner (Red Bull), Martin Whitmarsh (ex-McLaren) e Ross Brawn (então na Mercedes) – rejeitaram a ideia. Para eles, a colocação de cockpits fechados não se encaixaria à Fórmula 1, apesar de aumentar a segurança dos pilotos.
Horner teria dito que os carros ficaram “chocantemente feios”.