Trânsito

Fiscalização eletrônica de trânsito em Conquista? Prefeitura emite nota

Vitória da Conquista cresceu se tornando um dos maiores polos do Nordeste. Terra de empreendimentos e oportunidades, a pungente Capital do Sudoeste cataliza quase 100 cidades da Bahia e Norte de Minas Gerais com suas universidades, comércio e serviços de saúde. Tamanho crescimento gerou, via de regra, inúmeros problemas relativos à mobilidade, seja com o transporte coletivo ou com o individual.

Durante o ano de 2014 a cidade viu a prefeitura implementar mudanças de fluxos, aparelhar seu órgão executivo de trânsito e contratar novos servidores. Com o ano novo, o poder público continua instalando conjuntos semafóricos em diversos pontos como nos cruzamentos das Avenidas Jorge Teixeira e Luís Eduardo Magalhães e preparando novos binários que irão disciplinar a circulação e contribuir para segurança e fluidez na via. Tudo isso visto, evidentemente, com bons olhos pela comunidade conquistense. No entanto, fica a impressão de que poderíamos avançar bem mais…

Recentemente esteve em Conquista o renomado Instituto da Mobilidade Sustentável Rua Viva, que realizou estudos sobre as questões relativas ao nosso trânsito. A prefeitura começou, como anteriormente dito, várias implementações mas surgiu a dúvida na cidade: não seria hora de Vitória da Conquista optar também pela fiscalização eletrônica?

Imagem: Google Maps

Por fiscalização eletrônica entenda-se os radares – equipamentos homologados pelos órgãos competentes que registram instantaneamente a velocidade e o avanço de sinal vermelho, duas das mais perigosas infrações de trânsito, tipo fiscalização ausente na Zona Urbana da cidade,  e que quando aplicada diminui consideravelmente comportamentos aquém da segurança no trânsito. Radares já são presença em cidades menores que Conquista, e apenas infratores de trânsito encontram problemas com esse tipo de fiscalização.

Em nota enviada ao Blog Transitar, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista informa que segundo o estudo do Rua Viva, realmente várias vias conquistenses necessitam de redutores de velocidade. Ainda segundo o comunicado, estão sendo implantados semáforos e faixas elevadas (quebra-molas) “para a redução da velocidade dos veículos” em Conquista. Sobre os radares, a prefeitura declara que realiza estudos sobre sua viabilidade.

Luís Eduardo Magalhães, Olívia Flores, Brumado, Juracy Magalhães entre outras, são vias em que radares que fiscalizam velocidade e/ou avanço de sinal vermelho seriam bem-vindos, ao lado de campanhas permanentes de educação.

transitar

1 comentário

Clique aqui para deixar um comentário
  • se realmente a prefeitura os radares nas vias da cidade esta de parabens vamos diminuir bastante as mortes no transito

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados