Uma norma aprovada, na última quinta-feira (5), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a obrigará a autorizar pedidos de autorização para pesquisas clínicas em edicamentos e produtos de saúde no prazo máximo de 90 dias. Com a decisão, indústrias e universidades poderão cobrar a autorização da agência para condução de seus projetos. Em agosto de 2014, a agência abriu uma consulta pública para receber sugestões relacionadas à autorização para uso de remédios em fase de pesquisa. Uma das sugestões foi que estudos de algumas categorias fossem automaticamente aprovados quando passarem mais de 90 dias em espera de análise. De acordo com dados da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa, o Brasil deixou de participar do desenvolvimento de 112 remédios em 2013 por conta do longo prazo para aprovação.
-
Compartilhe
Anvisa deverá aprovar pesquisas em prazo máximo de 90 dias, de acordo com nova norma
Pode ser do seu interesse
Governo anuncia ação conjunta para reduzir fila por cirurgias no SUS no próximo sábado (5)
O governo federal vai realizar uma grande ação no próximo sábado (5) voltada a reduzir filas de espera por cirurgias realizadas pelo SUS. Estão previstos mais de 7 mil atendimentos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, durante entrevista na Bahia, nesta quarta-feira (2), que o governo federal vai realizar uma grande ação no próximo sábado (5) voltada a reduzir filas de espera por cirurgias realizadas pelo SUS.
A iniciativa, chamada “Agora Tem...
Programa concede crédito tributário para reduzir filas na saúde
© Antonio Cruz/Agência Brasil
O governo federal anunciou nesta terça-feira (24) mecanismo para que hospitais privados e filantrópicos possam abater dívidas tributárias com a União em troca de atendimento especializado para o Sistema Único de Saúde (SUS). Unidades de saúde privadas que não possuírem débitos também poderão participar, obtendo créditos tributários que poderão descontar em impostos.
A...
Amazônia Legal e Nordeste estão entre as prioridades do programa
© Tomaz Silva/Agência Brasil
O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (10) a oferta de 3,5 mil bolsas no intuito de ampliar o número de médicos especialistas, com foco em regiões desassistidas. Do total de vagas, 3 mil visam fomentar a formação de residentes especialistas e 500 são para provimento imediato de médicos especialistas no Sistema Único de Saúde (SUS).
Em nota, a pasta informou que os 500...
Autoridades sanitárias determinaram recolhimento dos lotes
© Freepik
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou, nesta sexta-feira (6), um alerta para o risco que a ingestão de oito marcas de azeite de oliva já desclassificadas por fraude representa para a saúde dos consumidores.
As autoridades sanitárias determinaram o recolhimento dos lotes considerados impróprios para o consumo humano depois que técnicos do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária identificaram...