Saúde

Comissão de Saúde da Câmara visita o hospital Esaú Matos

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), composta pelos vereadores Cícero Custódio (PV), Juvêncio Amaral (PV) e Ademir Abreu (PT), realizou uma visita ao Hospital Esaú Matos na tarde dessa última quarta-feira, 11. A ida dos vereadores foi informada via ofício e a ação faz parte dos preparativos para a sessão especial, agendada para o próximo dia 20, que irá discutir a situação da instituição. Os recentes acontecimentos ocorridos no Esaú e amplamente divulgados pela imprensa vêm intensificando o debate sobre a saúde municipal na Casa. Na sessão do dia 9 de fevereiro, os vereadores discutiram o tema e concordaram que a realização da sessão especial é necessária. A decisão conta com o amplo apoio da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Gilzete Moreira (PSB), que colocou a estrutura da CMVC à disposição da Comissão de Saúde.

No Esaú Matos, os vereadores foram recepcionados pela enfermeira e também assessora da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), Karine Brito Matos, e a diretora administrativa da fundação, Érica Marques. A FSVC é a responsável pela gestão do hospital. Na oportunidade, os parlamentares puderam esclarecer dúvidas tanto sobre os casos ocorridos no último final de semana, como também sobre outros procedimentos e aspectos da administração do hospital.

Além da visita, conversaram com Alane dos Santos Silva, a gestante do município de Itambé que deu à luz a um bebê natimorto no Esaú no domingo, 8, segundo nota da FSVC. Eles ouviram também a técnica de enfermagem daquele município que prestou o primeiro atendimento à gestante durante o processo de parto. Os vereadores ainda não encerraram a busca por informações e devem ouvir as outras duas mulheres que tiveram seus partos na recepção do hospital, conforme vídeo e depoimentos divulgados pela imprensa. Segundo a comissão, não está descartada a realização de outra visita ao Esaú Matos.

Com essas ações, os três parlamentares esperam reunir o máximo de dados tanto sobre esses acontecimentos pontuais, como também organizar um relatório mais amplo e detalhado sobre o Esaú. Esse relatório será entregue aos demais vereadores e deve auxiliar o debate sobre a saúde na CMVC. A Comissão também aguarda o envio de relatório sobre o hospital por parte da Secretaria Municipal de Saúde e da FSVC. O envio desses dados foi uma promessa da secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane, durante a reunião entre alguns vereadores e essas instituições no último dia 10.  *Ascom CMVC

1 comentário

Clique aqui para deixar um comentário
  • esse hospital quase mata minha esposa e minha irmã!!!a mulher dar a luz nesse hospital é um risco, a ida dela e a vida do bebé

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados