A votação no grande expediente da sessão da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, na manhã da sexta-feira, 27, expôs a falta de conteúdos relevantes nos debates do executivo. E não há distinção entre oposição e situação. Apenas algumas falas pontuais foram proveitosas. Por sinal, os vereadores demonstraram total desprezo com os discursos dos colegas, uma vergonhosa falta de educação e cidadania. Sem contar nas queixas pós-sessão por conta de uma das falas do líder da bancada de situação.
O primeiro discurso que chamou atenção foi a do simplório vereador Edjaime Rosa, Bibia (PSDB). Ele reclamou que o governo municipal não tem atendido as suas solicitações, inclusive, não aplicando as verbas de emendas destinadas pelos seus deputados. Em toda a sua fala, o tucano praticamente declarou que o sucesso de sua legislatura estava na dependência de ações do Governo Municipal, o qual ele faz oposição.
Confuso foi Álvaro Pithon (DEM), afirmando que os problemas concernentes a Embasa não são da atual gestão, mas da administração anterior. Aproveitando o tropeço de Álvaro, o petista Florisvaldo Bittencourt o beliscou dizendo que a gestão anterior era a que Álvaro apoiava. O legislador rebateu com a conversa sobre os responsáveis pela construção das barragens.
Arlindo Rebouças (PROS), como sempre, não poupou o uso de adjetivos para desqualificar o Governo. Mais uma vez ele se distanciou do discurso ideológico e partiu para as palavras de efeito, quase chulas, que satisfazem os antipáticos a qualquer flerte com ideias socialistas. Não mais que isso.
O vereador da educação, Coriolano Morais (PT), preferiu não entrar em polêmicas e explanou sobre a Seção especial sobre a Campanha da Fraternidade.
Mas, o debate que roubou a cena da plenária foi a votação das indicações no grande expediente. Além das homenagens e Moções, a maioria delas fazia referência a limpeza e retirada de matos em diversas áreas da cidade. Aproveitando a situação, Arlindo “jogou para ver se colava”, sugerindo transformar todas as indicações numa única: fazer a limpeza e retirada do mato em toda cidade. Foi o bastante para Florisvaldo baixar a guarda com seu fiel rival e deixar claro que está rancoroso com o que se pode chamar de desprestígio junto ao Governo. O Petista deixou de lado o seu papel de líder da bancada e endossou o discurso de Arlindo, dizendo que ele concordava com a proposta por que acreditava que se todos assinassem as indicações ele teria uma de suas solicitações atendidas.
O tranquilo Valmir (PT) interveio e equilibradamente argumentou que a indicação, como sugerida por Arlindo, não tinha sentido. Posteriormente, Júlio Honorato (PT) arrematou dizendo que ele se preocupava com o objetivo individual das indicações e disse que muitos colegas estavam fazendo indicações de ações que já estão sendo executadas pelo Governo, ou seja, vereadores estariam “pongando” naquilo que não era de suas iniciativas.
A posição de Florisvaldo deixou desconfortáveis os membros da bancada de situação e massageou o ego dos oposicionistas. No frigir dos ovos, o que se pode observar é a falta de uma estratégia inteligente de ambos os lados. O que tem resultado em debates “imbecil e idiota” – palavras muito pronunciadas pelo líder da bancada de oposição – que de nada contribuem para todo e qualquer tipo de desenvolvimento do Município.
Até quando Conquista terá um legislativo que se destaca apenas nas homenagens e moções de aplausos e as discussões ficam no âmbito dos discursos nas Seções Especiais?
Vale lembrar que temos vereadores inteligentes e capazes de contribuir com a cidade, mas, enquanto preferirem as discussões rasas e medíocres, a cada sessão a imagem do legislativo corroerá.
É uma vergonha uma cidade do porte da nossa, ter vereadores desse tipo. Todos desqualificados e a maioria semi-analfabetos.
nosso legislativo é uma vergonha,a maioria dos vereadores n sabe nem qual é o papel de um vereador, lamentável,
Realmente. Outro dia eu acompanhava uma sessão da câmara através do rádio e fiquei envergonhado com o discurso de um desses “representantes” do povo. Lastimável.
Parabéns pela matéria.
O Blitz Conquista foi muito feliz e claro que a mediocridade estabelecida no legislativo.
Confesso que muitas obras na cidade tem tido o apoio do legislativo.
Vejo nas emendas dos vereadores algo inusitado, sempre procurando colocar emendas nas bases preocupado não com nossa cidade, e sim com alguns votos que aquela ação lhe renderá.
Escuto quando tenho tempo as sessões no rádio.
Esse vereador Edjaime,uma ingratidão seu bairro eu conheci como o México outro dia conversando com um morador hoje com todo orgulho Bairro Nossa Senhora Aparecida, ele me disse que tem uma creche que seu alicerce dava pra fazer outra, um posto de saúde, são Sebastião, uma praça.
Tudo que a prefeitura fez teve o apoio da câmara, mas o discurso dele é uma tragédia.
que pena um legislativo como esse muito fraco, esse Flirisvaldo tem quilômetros luz de distância do que faz com o que fala.
Vai nas feiras perginta os ffeirantes.
agora tá contra.
A câmara de vereadores de conquista é uma incoerência sem fim.
Enquanto a cidade avança eles ficam fazendo verdadeiras negociatas como foi na última eleição para o legislativo.
Uma vergonha.
nclusive moradia diária do moço do CIRETRAN, aquele mesmo que foi demitido e toda cidade sabe porque.
A grandeza de conquista não aprova ações dessa natureza.
Se o povo soubesse como foi feito nessa eleição do legislativo.
Uma vergonha” NEGOCIO” e não politica.
Agora faço uma pergunta ao blog e ao vereador Edjaome Bibia, qual emenda que a prefeitura não cumpriu?
Como morador gostaria de saber.
Parabéns Blitz conquista, esse legislativo é a minha vergonha.
Que palhaçada esses vereadores. Um papel ridiculo em meio a uma confusão regimental onde as proprias lideranças de bancadas e partidos perderam o caminho.
Usurpar de ações que nao sao suas e quererem ser os guardioes de conquista e os iluminados executures das boas ações é duro viu. Queria ver esse pingado ter coragem para encarar seus proprios horrores. O DETRAN que o diga.
Vereador hoje é para comprar remédio, pagar exame e conseguir aposentadoria. Essa classe em Vitória da Conquista é vergonhosa.
Uma vergonha! Vereador ganhar altos salários pra ficar prejudicando a cidade! Isso sim é a verdade! Ao invés de ficar no falatório e na politicagem, poderiam estar ajudando a prefeitura a governar a cidade!
Bom dia!
É por isso que sou a favor que o vereador tenha no mínimo o nível superior para ocupar uma cadeira com salário tão alto.
Prezado Marcos,
Título não credencia ninguém a ser representante do povo. O papel do vereador é fiscalizar as ações do executivo e propor leis que melhorem a vida das pessoas. O que é preciso observar é se o cidadão é honesto e tem ombridade para o cargo. Tem vereador advogado que tem processo na justiça por tentativa de comprar vereador de outra cidade…
Parabéns, até que em fim, um site para mostrar a realidade do Legislativo da cidade de Vitória da Conquista-BA. “Somente…Semianalfabetos”.
Isto pode ser algo bom, pensem melhor: MENOS IDEOLOGIA, mais TRABALHO para as coisas reais que a cidade precisa dar manutenção e criar.
Ridículo.
Por isso não…
Pois conheço vereadores Dr que compram votos e se passam por bom moço.
E é Dr esse vereador que o nobre professor Duarte falou…
Por acaso a cidade é Ibicoara?
Vergonhoso,só fazem negócio.
Pq no radio quando tem sessão da camera um fala que devem priorizar a saude a educação a segurança e etc e quando chega na hora do vamo ver e uma confusão uma bagunça que vergonha senhores vereadores.