Campanha estimula a realização do teste rápido para poder detectar o HIV
*Secom – A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Centro de Atenção e Apoio à Vida (Caav), é considerada referência nacional no diagnóstico e tratamento da aids, com oferta de assistência integral ao paciente. Por isso, a partir da próxima terça-feira, 1º de dezembro – Dia Mundial de Luta Contra a Aids –, realiza ações voltadas para a sensibilização da população e de profissionais de saúde para o diagnóstico precoce da doença, com a realização do teste rápido para detecção do HIV.
Com o lema “Faça a melhor opção. Faça o teste de HIV”, as atividades serão realizadas até o dia 4 de dezembro. A população poderá fazer o teste em diferentes locais da cidade, como na Praça 9 de Novembro, universidades e unidades de saúde. Após 30 anos do aparecimento dos primeiros casos de aids no Brasil e dos avanços no tratamento da doença, o desafio de serviços como o Caav é a testagem do maior número de pessoas para o diagnóstico precoce.
Este ano, o Caav já diagnosticou 70 novos casos de HIV, sendo 50 homens e 20 mulheres. Atualmente, estão em tratamento no serviço, 932 pacientes de Vitória da Conquista e região. Desde 2007, o serviço desempenha um trabalho que é exemplo nacional, pois nenhuma criança nasceu com HIV na cidade desde então. Ou seja, não existe transmissão do vírus de mãe para filho, por meio do parto.
Confira a programação:
1º de dezembro – Ação na Praça 9 de Novembro, com realização de testes rápidos e sorologias para HIV, distribuição de preservativos, palestras educativas e panfletagem
Horário: das 9h às 16h
1º de dezembro – Blitz Educativa na Avenida Lauro de Freitas
Horário: 10h
2 a 4 de dezembro
– Estande em frente ao Caav, com palestras e realização de testes de HIV e distribuição de panfletos;
– Realização de Testes Rápidos para HIV, em universidades;
4 de dezembro – Balada Noturna, com visita a postos de combustíveis em que haja concentração de caminhoneiros e visita às casas de profissionais do sexo
Atenção! As unidades de saúde realizarão ao longo do mês de dezembro palestras educativas e sala de espera com o tema HIV/aids, além disso, a oferta de exames diagnósticos de HIV para a população será ampliada.