Dentre os 298 deputados federais que participaram da votação do impeachment de Dilma Rousseff e foram condenados ou têm ações pendentes na Justiça, 21 são investigados na Operação Lava Jato. Levantamento feito pelo Portal EBC com base em dados divulgados pelo Projeto Excelências, da ONG Transparência Brasil, aponta que 16 dos deputados investigados na operação votaram a favor da continuidade do processo que pede a saída de Dilma.
O número dos que votaram sim ao impeachment corresponde a 71,19% dos deputados. Quatro (19,04%) votaram contra o impeachment e um (4,76%) faltou à sessão do último domingo (17).
A grande maioria dos deputados que respondem a processos na Lava Jato são do PP: um toltal de 16. Desses, 14 votaram a favor do impeachment. Apenas Waldir Maranhão (PP-MA) e Roberto Britto (PP-BA) votaram a favor de Dilma. Vale lembrar que o partido foi o mais citado nas investigações por causa do acordo de delação premiada de Paulo Roberto Costa, ex-diretor que “representava” o partido na Petrobras.
Confira tabela com o voto dos investigados na Lava Jato: