Moradores da Rua B, no Residencial Vila Serra II, bairro Zabelê, em Vitória da Conquista estão revoltados com a ação da prefeitura de retirar e reter equipamentos de iluminação comprados pelos próprios residentes na localidade.
Foram instaladas lâmpadas de vapor que resultou numa iluminação eficiente e muito superior a implantada há anos pela Prefeitura. Na manhã desta terça-feira (14), veio a grande surpresa. O carro da Iluminação Pública estacionou na via, o eletricista colocou a escada e retirou todas as lâmpadas, recolocando as antigas amarelinhas.
Em vídeo os moradores classificaram o ato como “furto”. “Isso aqui era função deles.
A gente já paga todos os impostos por isso e ainda vai ter que recolher o material que não foi ele que comprou, que praticamente isso aqui é um furto”, disse um cidadão que vestia a camisa do Flamengo. “Pagamos R$ 1,6 [um mil e seiscentos reais]”, afirmou uma moradora indignada com a situação que foi parar no Gabinete Civil da Prefeitura de Vitória da Conquista.
Moradores foram ao Prefeito Herzem Gusmão Pereira. O que parecia algo simples, agora é problema do gabinete, pois os moradores exigem a devolução dos equipamentos avaliados em R$ 1,6 mil levados pelo funcionário da Iluminação Pública.
A Secretaria Municipal de Comunicação foi acionada e publicou nota informando sobre o ocorrido.
Nota
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, informa que a alteração da iluminação da Rua 08, na Vila Serrana 2, foi feita de maneira inadequada e sem a comunicação necessária a Coordenação de Iluminação Pública. O que poderia ter ocasionado riscos aos moradores, pela falta de equipamentos necessários para executar serviços em rede de alta tensão e danos à rede de energia da área, em detrimento da falta de critério técnico, econômico ou de viabilidade de instalação.
Informamos ainda que as lâmpadas instaladas, sem o consentimento da Prefeitura, e demais equipamentos serão devolvidos para os moradores.
Secom, 14 de agosto de 2018.
*Com informações do Blog do Anderson