Enquanto todas as atenções no estado da Bahia estão voltadas para o combate a pandemia do novo coronavírus, pacientes que estão na regulação aguardando uma vaga para transferência ou realização de exames em hospitais especializados, vivem momentos de muita aflição e incerteza. Este é o caso de Eva Maria Rocha dos Santos, de 48 anos, residente na cidade de Guanambi, na região sudoeste da Bahia.
“Eva do BNH”, como é bastante conhecida na cidade deu entrada no Hospital Geral de Guanambi (HGG), no dia 03 de março, onde realizou tomografia computadorizada, exames de laboratório e demais exames necessários. Logo em seguida, a paciente foi inserida na regulação e aguarda até o momento transferência para avaliação com cirurgião de cabeça/pescoço e avaliação com um oncologista.
De acordo com familiares, a mulher chegou a unidade hospitalar com dor de cabeça e um pequeno inchaço no olho esquerdo e sintomas típicos de uma suspeita de sinusite, contudo após os exames, os médicos solicitaram o encaminhamento para especialistas.
Procurada pelo Farol da Cidade, a diretora do HGG, Paula Melo disse que a paciente continua regulada aguardando o surgimento de uma vaga em Vitória da Conquista.
Enquanto isso, a família que não tem condições de transferi-la para um hospital privado, teme que a demora no surgimento de uma vaga via regulação agrave ainda mais o seu estado de saúde e que o pior possa acontecer.
Fonte: Farol da Cidade