O secretário estadual da saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, comenta o posicionamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que reprovou a importação da vacina russa Sputnik V pelo Brasil. Os técnicos do órgão alegam a falta de documentação e possíveis riscos à saúde como alguns dos motivos para rejeitar a vacina. No entanto, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, determinou que a Anvisa se manifeste, nos próximos 30 dias, sobre a possibilidade da Bahia importar a vacina. Com a decisão, após os 30 dias sem que haja manifestação da Anvisa, o governo da Bahia estará autorizado a importar e a distribuir a vacina para a população.
-
Compartilhe
Secretário comenta posicionamento da Anvisa e decisão do STF sobre importação da vacina Sputinik V
Pode ser do seu interesse
Vitória da Conquista é destaque em Vigilância Sentinela da Síndrome Gripal na Bahia
O município de Vitória da Conquista consolidou-se como uma das referências na Vigilância Sentinela da Síndrome Gripal no estado da Bahia em 2025, segundo Avaliação dos Indicadores de Desempenho da Vigilância Sentinela da Síndrome Gripal da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Através das atividades iniciadas, em março de 2025, pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica (Viep), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Admário Silva Santos, o município...
Prefeitura promove grupo terapêutico para mulheres no Cristo de Mário Cravo
A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), por meio da Coordenação de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres e o Centro de Referência Albertina Vasconcelos (Crav), realizou uma atividade de grupo terapêutico no Cristo de Mário Cravo, na terça-feira (27). A ação, voltada ao público feminino, integra a campanha Janeiro Branco, que conscientiza sobre o cuidado com a saúde mental.
A atividade contou com a orientação de psicóloga e nutricionista, unindo saúde...
Ministério da Saúde lança série de cursos sobre detecção precoce de cânceres na atenção primária
As formações, feitas por meio do Proadi-SUS, focam nos cânceres do colo do útero e de mama
O Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), lançou uma série de cursos gratuitos voltados a trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS). As formações integram o projeto Detecta-APS, desenvolvido pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), e têm como objetivo...
Notificação extrajudicial pede a remoção de postagens, em até 72 horas no Instagram e Facebook
A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou extrajudicialmente a empresa Meta, responsável pelo Instagram e Facebook, para que remova, em até 72 horas, publicações feitas por três médicos com conteúdo antivacina. A medida foi tomada após representação do Ministério da Saúde.
Segundo o órgão, os médicos Roberto Zeballos, Francisco Cardoso e Paulo Porto de Melo têm...










