Os pobres estão cada vez mais pobres. A renda individual média dos brasileiros de baixa renda caiu 21,5%. É o que revela uma pesquisa do IBGE. Outros dados alertam para o impacto da crise economica no bolso de muita gente. Nos 12 meses terminados em julho de 2021, a inflação dos pobres foi 10%. Ou seja, foi três pontos percentuais maior que a inflação das pessoas de alta renda, conforme dados do IPEA. E segundo a Fundação Getulio Vargas, a taxa de desemprego da metade mais pobre subiu na pandemia de 26% para 36%. Enquanto isso, a taxa de desemprego dos mais ricos está na casa dos 2,8%. Para pior este cenário, a inflação subiu 0,87% em agosto em relação a julho. De acordo com o IBGE, foi a maior alta desde o ano 2000. O indicador foi pressionado principalmente pelos preços dos combustíveis. A gasolina acumula alta de 31% – a petrobrás reajustou sete vezes o preço desde janeiro. No ano, o etanol subiu 40% e o diesel teve alta de 28%. O brasileiro também está pagando mais caro para colocar produtos no carrinho do supermercado. Com destaque para os aumentos de preço da batata-inglesa, café moído, frango em pedaço, frutas e carnes.
-
Compartilhe
Pobres estão cada vez mais pobres
Pode ser do seu interesse
Diretor-geral da PF discute enfrentamento ao crime organizado no Fórum de Lisboa
Evento internacional reúne autoridades brasileiras e europeias para debater segurança pública e cooperação institucional
Lisboa/Portugal. O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, participou nesta sexta-feira (4/7) do painel “Segurança Pública e Federalismo Cooperativo: Enfrentando as Organizações Criminosas”, durante o XIII Fórum de Lisboa.
O painel contou com a presença de Paulo Gustavo Gonet Branco, procurador-geral da República; Tarcísio de...
Sancionada lei que aumenta penas para crimes contra idosos, crianças e PCDs
Principal mudança está no aumento das penas para crimes como abandono e maus-tratos; Estatuto do Idoso também foi atualizado.
Foi sancionada uma nova lei que endurece as penas para crimes cometidos contra idosos, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência. O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, assinou a norma, publicada nesta sexta-feira (4), no Diário Oficial da União.
A principal mudança está no aumento das penas para crimes como abandono e maus-tratos...
STF homologa acordo para devolver descontos indevidos a aposentados
O ressarcimento vai ser feito de forma administrativa para quem teve desconto irregular entre março de 2020 e março de 2025. O pagamento começa no dia 24 de julho.
O Supremo Tribunal Federal (STF) homologou o acordo que garante a devolução de valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas do INSS.
O entendimento foi firmado entre a Advocacia-Geral da União, INSS, Ministério da Previdência, Defensoria Pública da União, Ministério Público Federal e a Ordem...
Secretaria da Mulher aciona corregedoria após novos insultos a Marina
Em maio, ministra havia sido atacada por senadores
A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados acionou a Corregedoria Parlamentar após a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, sofrer novos insultos durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara, no dia 2 de julho. A secretaria classificou as falas do deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES) como desrespeitosas e incompatíveis com o decoro parlamentar. Ele comparou Marina a grupos como Farc e Hamas, além de reiterar uma...