Brasil e Mundo Destaque

Saiba quais os três esportes de luta mais praticados

(PATROCINADO)

Os esportes de luta são modalidades muito procuradas, como uma forma de atividade física para cuidar da saúde. 

Existem diversos tipos de lutas e algumas delas com origens centenárias que foram usadas em guerras por aqueles que não tinham acesso a armas e, além do desenvolvimento físico, elas também proporcionam o desenvolvimento mental. 

Por conta da crescente popularização, preparamos este artigo para falar mais sobre os 3 esportes de luta mais praticados 

  

Quais são os esportes de luta mais praticados? 

Além de ajudar a manter uma boa forma física, os esportes de luta também são bonspara ensinar disciplina e autocontrole até mesmo aos mais violentos.

A seguir, explicaremos melhor sobre os princípios básicos das três modalidades de esportes de luta mais praticados no Brasil! 

  

Jiu Jitsu 

O Jiu Jitsu é uma arte marcial que foi aprimorada no Japão eera usada na guerra por aqueles que não tinham armas, como agricultores. 

Ao contrário de outros esportes de luta, o Jiu Jitsu não exige força para derrotar o oponente, e sim técnica e precisão. 

A tradução do nome da arte marcial significa “caminho suave” e reflete muito bem os seus princípios que tem como base o uso do equilíbrio e consciência corporal. 

Assim, seus golpes são precisos e envolvem uma série de alavancas, torções e pressões para vencer o oponente. 

  

Muay Thai 

Originado na Tailândia, o Muay Thai é também conhecido como boxe tailandês. A exige muito do praticante, pois, diferente da luta anterior, ela exige força e habilidade. 

Sua origem remete a mais de 2000 anos atrás e era usada por agricultores para se defender da guerra e de invasões. 

Entretanto, é muito mais do que só chutes. A arte marcial exige também postura e disciplina para trabalhar o autocontrole e melhorar a resistência física. 

O Muay Thai simboliza uma prática conhecida como “luta das oito armas” porque na modalidade são usadas oito partes do corpo nos golpes. 

 

Boxe 

 O boxe não é uma arte marcial, mas se encaixa na categoria de esportes antigos. Os primeiros registros datam do ano 3000 a.C. no Egito, mas foi na Grécia que ele tomou formas de esporte. 

A modalidade que ficou popular na Inglaterra exige muita precisão e agilidade, pois é usada somente os punhos para atacar e se defender e possui apenas 6 golpes. 

Atualmente ela é muito popular, praticada não somente como esporte, mas como uma maneira de manter o condicionamento físico por praticantes de outros esportes. 

  

Tradição do Jiu jitsu brasileiro 

O Jiu Jitsu chega ao Brasil em 1914, quando o lutador Mitsuyo Maeda chegou ao país. Na época, ele já tinha passado por diversos locais apresentando o estilo de arte marcial que ele dominava, o jiu jitsu tradicional do Japão. 

Em 1917, Conde Koma, como ficou conhecido pelo mundo, começou a ensinar Carlos Gracie a arte marcial milenar japonesa. Com o passar dos anos, mais membros da família Gracie foram aderindo ao Jiu Jitsu. 

Hélio Gracie era o mais novo da família e não podia praticar a modalidade por ser considerado franzino, assim ele passou a modificar os golpes que via os irmãos fazendo para que se adaptassem ao seu biotipo.  

Sem pretensão, Hélio criou um estilo próprio, batizado de Gracie Jiu Jitsu, e mais tarde tornou-se o Jiu Jitsu Brasileiro. 

  

Popularização do Muay Thai 

Na Tailândia, o Muay Thai tinha apoio da monarquia que incentivava a prática e realização de campeonatos, assim a arte marcial que foi criada com forma de proteção contra invasores, tornou-se um esporte muito praticado no país. 

No Brasil, chega em 1979 quando Nélio Naja introduziu o esporte no país ao reunir um grupo de praticantes de Taekwondo.  

O grão mestre brasileiro conheceu a modalidade durante o período que foi paraquedista da aeronáutica e viveu na Tailândia por 2 anos. 

A partir de 1980, quando foi fundada a primeira associação de Muay Thai no Brasil, o esporte ganhou mais adeptos. Atualmente, ele é muito procurado nas academias brasileiras. 

  

Histórico do boxe 

O boxe chegou ao Brasil no início do século XX, vindo da Inglaterra, onde se popularizou por conta das apostas que movimentavam os combates. Foi lá que o esporte ganhou o formato mais próximo ao que conhecemos hoje, em organização e regras. 

Entretanto, foi a partir dos anos 1970 que o boxe se tornou popular em grande parte do mundo, milhares de pessoas se reuniram para assistir aos grandes embates, como Muhammad Ali contra Joe Frazier em 1971. 

Alguns fãs do esprte de luta acreditam que os filmes de Rocky Balboa tiveram grande influência para dar visibilidade ao esporte, mesmo com a glamourização que os filmes fazem. 

Neste período em diante o esporte foi responsável por revelar diversos nomes de atletas que foram campeões em diversas modalidades.   

  

Conclusão 

Não é à toa que esses três esportes de luta são populares. Os golpes e técnicas deles são os mais usados pelos lutadores de MMA (Artes Marciais Mistas). 

Seja para entrar em forma, para cuidar da saúde ou para competições, os esportes de luta são muito populares e praticados em todo mundo. 

Aqui no Brasil não é diferente, além de ter diversas academias e centros especializados em lutas específicas, há vários atletas de referência ligados aos esportes. 

Para acompanhar mais informações sobre os mais variados esportes de luta e vida fitness, conheça a Melhor Escolha Fitness! 

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados