Morreu nesta quarta-feira (27), aos 61 anos, o maestro, compositor, arranjador e instrumentista Letieres Leite. Informações sobre as circunstâncias da morte e sepultamento ainda não foram divulgadas.
O maestro teve a sua vida inteira dedicado à arte. Cursou três anos Artes Plásticas na Universidade Federal da Bahia (Ufba), e, simultaneamente, aprendia música como autodidata. Tocou com artistas locais como Gerônimo e Saul Barbosa; no sul do fundou grupos musicais e escreveu arranjos para a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Morou um tempo da Europa, onde fez parte do Franz Schuber Konservatorium, em Viena. Também tocou para artistas nacionais como Gilberto Gil, Elba Ramalho, Timbalada, Lulu Santos, Ivete Sangalo e outros.
Depois que retornou para o Brasil em 1994, ensinou no curso de extensão de saxofone da aculdade de Música da Ufba e fundou a Academia de Música da Bahia.
A partir de 2006 empenhou-se em aprimorar a sua arte na Orkestra Rumpilezz, muito conhecida dos amantes da boa música na Bahia.
(Informações Correio)