Polícia

Fraude veicular: Mais 3 veículos foram recuperados durante fiscalização da PRF em trechos baianos das Brs 101, 110 e 415

Mais 3 veículos foram recuperados durante fiscalização da PRF em trechos baianos das Brs 101, 110 e 415
Mais 3 veículos foram recuperados durante fiscalização da PRF em trechos baianos das Brs 101, 110 e 415

No combate à criminalidade, policiais rodoviários federais recuperaram três veículos com ocorrência furto/roubo/adulterado, em trechos dos municípios de Gandu, Itabuna e Paulo Afonso. As ações aconteceram neste sábado (19/03).

A primeira ocorrência foi registrada em Gandu, por volta das 10h40, durante abordagem no KM 370 da BR 101. Os policiais deram ordem a uma motocicleta Honda/Cg 150 TITAN com placa de São Paulo.

Ao vistoriarem a moto, os policiais perceberam que suas características eram diferentes da padronização. Além disso, o veículo tinha alguns de seus sinais identificadores suprimidos/regravados.

Os PRFs descobriram que a numeração original do chassi havia sido adulterada (suprimida/remarcada) e era, possivelmente, clonado, configurando o crime previsto no art. 311 do Código Penal (Adulteração de sinal identificador de veículo automotor).

O condutor da moto era um adolescente de 16 anos e ele relatou que o veículo foi adquirido por seu pai em um leilão.

A ocorrência foi encaminhada à Delegacia da Polícia Civil de Gandu (BA). Adulterar ou remarcar número de chassi ou qualquer sinal identificador de veículo automotor, de seu componente ou equipamento é crime, com pena de reclusão, de três a seis anos.

Já no município de Itabuna, às 16h00, na altura do quilômetro 50 da BR 415, uma equipe da PRF deu ordem de parada a um automóvel Ford/Ka de cor vermelha. O veículo era conduzido por uma mulher de 35 anos.

Durante a fiscalização no veículo, foram encontradas indícios de adulterações nos elementos identificadores. Os PRFs decidiram aprofundar a verificação no carro e com técnicas de análise criminal em fraude veicular perceberam se tratar na realidade de um veículo roubado e que estava circulando clonado.

Em seguida, a condutora foi detida e encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Itabuna (BA), para formalização dos procedimentos da lavratura do flagrante. Inicialmente, ela responderá pelo crime previsto no art. 180 (Receptação) do Código Penal.

Por último, por volta das 18h30, em trecho de Paulo Afonso (BA), os policiais analisaram uma caminhonete Strada com suspeita de clone.

O veículo foi abordado por uma guarnição da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e levado até o posto da PRF para uma vistoria detalhada. Os PRFs constataram que os caracteres da caminhonete foram adulteradas e que as placas foram clonadas.

Questionado sobre a procedência do veículo, o motorista de 48 anos informou que recebeu a Strada em uma partilha de bens e afirmou que não tinha conhecimento das irregularidades apresentadas para o carro.

O motorista foi preso e apresentado na Delegacia de Polícia Judiciária pelo crime de receptação (art. 180) do Código Penal Brasileiro.

Fonte: Núcleo de Comunicação Social – SPRF/BA
Polícia Rodoviária Federal

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados