https://youtu.be/thA37VYSmq0Está fazendo grande sucesso nos aplicativos Instagram (Reels) e no TikTok um vídeo que está sendo veiculado em que Vitória da Conquista é apresentada como a segunda melhor cidade para se viver no Nordeste.

A publicação, que já teve milhares de curtidas e migrou dos aplicativos de vídeo para grupos de WhatsApp, é baseada no Índice de Desafios da Gestão Pública – IDGP, resultado de levantamento nacional feito pela Macroplan, uma das consultorias de maior credibilidade no país, que classifica as 100 cidades brasileiras com melhores índices de qualidade de vida. O índice considera 15 indicadores de quatro segmentos estratégicos: educação, segurança, saúde e saneamento/sustentabilidade.

O IGDP não é o único índice que demonstra a qualidade de vida, a pujança econômica e o potencial de desenvolvimento de Vitória da Conquista, terceiro maior município da Bahia e um dos 100 mais importantes do país. A segunda edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), por exemplo, mostra que Vitória da Conquista subiu 26 posições em comparação com o levantamento anterior, tornando-se o mais bem colocado do interior estado e o segundo da Bahia, abaixo somente de Salvador. De acordo com Ranking de Competitividade, Conquista é 12º melhor município do Nordeste, acima de duas capitais (Maceió e Aracaju), quando se leva em conta o desempenho das Instituições, da Sociedade e de Economia.

A prefeita Sheila Lemos comentou os resultados das pesquisas que destacam a cidade nos rankings nacionais de desenvolvimento, gestão e qualidade de vida. “São diversos fatores que colocam Vitória da Conquista como um das cidades que mais se destacam nos rankings do Nordeste e do Brasil, desde qualidade de vida a índices de desenvolvimento econômico e de gestão pública, mas eu destaco uma razão, em especial. Conquista tem uma população que se dedica à cidade com muito amor, esse amor ajuda a transformar o lugar onde vivemos. Temos problemas, sim, temos, como todas as cidades brasileiras, mas não paramos de trabalhar para melhorar. Governo, empresários, lideranças comunitárias e políticas e a população cada um fazendo a sua parte, individualmente ou em parceria construímos essa cidade, boa para se viver, e que será ainda melhor, isso é o que nos move”, afirma categoricamente.

Sheila Lemos: “O amor do conquistense por Conquista ajuda a transformar o lugar onde vivemos”

Em outro item muito importante na definição de Vitória da Conquista como um dos melhores para se viver do Brasil, é o saneamento, considerando rede de esgotos e distrubuição de água. A cidade aparece, pelo 8º ano consecutivo, o município mais bem saneado do Norte e Nordeste, de acorco com o Ranking do Saneamento 2022, elaborado pela ONG Trata Brasil, com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), publicados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. O levantamento considera os 100 maiores municípios brasileiros e mostram que 99,40% da população tem água tratada e 92,66% têm acesso ao esgotamento sanitário.

Veja o vídeo abaixo ou acesse @pernambuco_brazil no TikTok para ler os comentários.

Fontes: Índice de Desafios da Gestão Pública – IDGP/Macroplan (2021); Ranking de Competitividade dos Municípios/CLP; Ranking do Saneamento 2022/TrataBrasil.