Contribuições previdenciárias de trabalhadores com dois empregos só podem ser somadas integralmente no cálculo de aposentadorias concedidas pelo INSS após novembro de 1999. A decisão foi confirmada no Superior Tribunal de Justiça. Se o benefício foi liberado antes disso, a renda mensal desse segurado com dois vínculos deve ser menor. É que pela legislação vigente à época um recolhimento era considerado integralmente, mas o segundo, parcialmente. Ou seja: na prática, a pessoa sofria redução na renda inicial. Tem o direito de pedir revisão quem se aposentou antes de junho de 2019, teve o primeiro recebimento de aposentadoria há menos de dez anos, contribuiu em duas ou mais empresas ao mesmo tempo, e não recolheu sobre o teto do INSS. Para dar entrada no pedido de revisão, é preciso ter em mãos a carta de concessão da aposentadoria, o detalhamento de crédito do último mês ou o histórico de créditos do INSS e o cadastro nacional de informações sociais, o CNIS.
-
Compartilhe
ECONOMIA: Justiça confirma novo cálculo para quem tinha dois empregos
Pode ser do seu interesse
Ao STF, o general Mario Fernandes negou ter compartilhado documento e disse que conteúdo não passou de “pensamento digitalizado”
“O general Mario Fernandes, ex-secretário executivo da Secretaria-Geral da Presidência no governo de Jair Bolsonaro (PL), admitiu, nesta quinta-feira (24), durante interrogatório no STF (Supremo Tribunal Federal) ter idealizado o chamado plano “Punhal Verde e Amarelo”, conforme publicou a CNN em seu site.
Fernandes disse ter elaborado o plano...
PMVC explica ação em matéria publicada no site da Instituição.
Leia o texto e veja as imagens da matéria:
Comissão monta força-tarefa para retirada de tapumes e cercas em terrenos ocupados na Avenida Presidente Vargas
Desenvolvimento Social
Postado em 22 de julho de 2025 as 18:19:21
Na tarde desta terça-feira (22), a Comissão Permanente de Ordenamento e Proteção de Áreas Públicas fez uma força-tarefa para retirada de cercas, tapumes e outros materiais de terrenos...
Com investimento do Governo do Estado, Bahia inaugura segundo Parque Aeroespacial do Brasil
Com investimento de R$ 650 milhões em infraestrutura, foi inaugurado, nesta sexta-feira (18), na Base Aérea de Salvador, o Parque Industrial e Tecnológico Aeroespacial da Bahia. O equipamento é o segundo dessa natureza no Brasil, junto com o de São José dos Campos, em São Paulo. Resultado de parceria entre o Governo da Bahia, o Ministério da Defesa, a Força Aérea Brasileira e o SENAI CIMATEC, o complexo já inicia suas atividades com duas empresas instaladas, outras quatro em fase de...
Aeroportos brasileiros movimentam 10,4 milhões de passageiros em junho
Segundo dados do relatório de demanda e oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), é o quarto mês consecutivo que o setor apresenta crescimento e bate recorde.
A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros no mês de junho teve aumento acima de 10%, com 10,4 milhões de passageiros passando pelos terminais, um aumento de 11,5% em relação a junho de 2024.
Segundo dados do relatório de demanda e oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), é o...