Política

Junho Violeta: Mês de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realiza nesta quinta-feira, 9, uma Audiência Pública para celebrar o Junho Violeta, mês de conscientização e combate à violência contra pessoa idosa. Requerida pelo vereador Fernando Jacaré (PT), a audiência acontece no Plenário Carmen Lúcia, às 15h.

Com o intuito de discutir e conscientizar a população contra a violência em pessoas acima dos 60 anos, junho é um mês que dá visibilidade para uma parcela da sociedade que muitas vezes é esquecida. Dentre as violências sofridas pelos idosos estão a negligência, com falta de oferta de saúde, alimentação, abandono, higiene básica e medicamentos, dentre outros.

Somente no primeiro semestre de 2021, o Disque 100 (Disque Direitos Humanos) recebeu mais de 33,6 mil casos de denúncias de violações em pessoas acima dos 60 anos. Além do Junho Violeta, o 15 de junho foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2006, como o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados