Destaque Saúde

Complexo do HGVC é pioneiro em Cirurgia de Coluna minimamente invasiva custeada pelo SUS

Na semana passada a unidade do Afrânio Peixoto recebeu profissionais de Salvador e São Paulo que vieram realizar um mutirão de cirurgias de coluna minimamente invasivas. Além de diminuir a fila de espera, a ação colaborou para difundir os conhecimentos sobre as técnicas menos invasivas. Isso ajuda a aperfeiçoar e desenvolver esse tipo de método, que beneficia os usuários do SUS de toda a região, pois o procedimento será agregado ao hall de cirurgias ofertadas pelo Complexo.

De acordo com o Cirurgião Ortopedista Renan Farias, “os procedimentos menos invasivos têm a vantagem de menor incisão cirúrgica (corte), menor perda sanguínea, menor tempo de internação e menor risco de infecção, quando comparados com as cirurgias convencionais (abertas)”.

Essas características fazem uma tremenda diferença em todo o processo de recuperação. Além de se tratar de um procedimento mais seguro, os pacientes são beneficiados com uma considerável diminuição do tempo de internação, bem como a redução do dano tecidual e da cicatriz cirúrgica. Além disso, a perda sanguínea é mínima quando comparada aos procedimentos convencionais e a recuperação do pós-operatório acontece de forma precoce, assim como o retorno às atividades cotidianas.

Sobre o Procedimento:

Os pacientes que podem ser tratados com procedimentos minimamente invasivos são aqueles com doenças degenerativas da coluna, como espondilose e hérnias de disco. Mas a indicação é individualmente avaliada a cada caso.

Segundo Miguel Olavo de Caires Júnior, Cirurgião Ortopedista de Coluna, o procedimento de cirurgia endoscópica é um método em que se utiliza uma pequena via de acesso para chegar à hérnia de disco na coluna, diferente das vias abertas convencionais. Como o aparelho endoscópico é introduzido por uma via pequena, identifica-se a hérnia de disco através da câmera de vídeo do aparelho e posteriormente é realizada a retirada da hérnia. É um procedimento moderno que vem ganhando cada vez mais espaço no meio das Cirurgias de Coluna.

“A participação de colegas de fora, como os Cirurgiões Ortopedistas Alexandre Machado de Andrade e Tiago Matos, de Salvador, foi muito importante, pois possibilitou que ambos compartilhassem um pouco de suas experiências em cirurgia endoscópica, que é uma coisa relativamente nova no nosso meio, e contribuiu também para a troca de informações e experiências entre profissionais. Isso é, sem dúvida, de grande importância no tratamento dos pacientes do SUS, que cada vez mais estão sendo bem atendidos com técnicas modernas e inovadoras como essa”, conclui o especialista.

 

Fonte: Ascom – HGVC

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados