Destaque Opinião e Artigos

Consumo de proteína é importante para cicatrização no pós-operatório

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda-se que a dieta alimentar das crianças seja composta de 12 a 15% por proteínas. É claro que esse e outros percentuais variam conforme o estado de saúde, além do gasto energético, peso e idade da criança. No entanto, especialmente no período pós-cirúrgico, é muito importante garantir o consumo das proteínas e nutrientes. Por isso, se você é mãe, ou pai de uma criança que está prestes a realizar uma cirurgia, ou está recém-operado, continue lendo esse conteúdo.

Por que elas são tão importantes

A proteína é um macronutriente para o ser humano, isso quer dizer que nosso corpo precisa desse componente em grande quantidade para sua sobrevivência e desenvolvimento.Em períodos de convalescença, como após uma cirurgia de fissura labiopalatina, por exemplo, quadro que é comum em crianças, o consumo de proteínas é ainda mais importante.

Essas substâncias, auxiliam na recuperação de tecidos do corpo, além de ajudarem a formar anticorpos,que são os responsáveis por combater infecções. No período pós-cirúrgico das fissuras labiopalatinas especialmente, as proteínas ganham ainda mais importância, pois também sintetizam o colágeno, necessário para a formação de cicatrizes.

Primeiramente, para garantir o consumo equilibrado das proteínas, é preciso saber onde elasestão presentes. Embora sejam encontradas principalmentena fonte animal, as proteínas também podem ser adquiridaspelo consumo de leguminosas e grãos. Confira abaixo como diversificar as fontes de proteínas na sua dieta:

● Carnes;
● Peixes;
● Ovos;
● Laticínios;
● Feijão;
● Grão de bico;
● Lentilha;
● Ervilha;
● Nozes;
● Castanhas;
● etc

Faz parte dos cuidados pós-cirúrgicos, sobretudo em casos pediátricos de anomalias craniofaciais, seguir uma dieta balanceada, por isso, tire todas as suas dúvidas com a equipe médica antes mesmo de sair do hospital. O acompanhamento médico posterior também deve garantir que o paciente esteja em condições de saúde adequadas, equivalentes com a curva de desenvolvimento de peso, altura e idade da criança.

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados