A Monkepox ou Varíola dos Macacos é uma doença viral. A transmissão ocorre pelo contato físico com uma pessoa infectada através de lesões na pele e fluidos corporais.
Qualquer um pode pegar a doença, portanto é preciso ficar atento aos sintomas. Destaca a infectologista Vanessa Santos: “Os sintomas da Varíola dos Macacos começam com dor de cabeça, dor no corpo, febre. Os gânglios que podem aparecer como se fossem caroços, no pescoço, na axila ou, até mesmo em outras áreas. Depois de dois a três dias, desses sintomas iniciais, é que as lesões de pele podem aparecer, como bolhas, como vesículas, como pústulas. E essas lesões passam a se desseminar pelo corpo inteiro”.
A orientação para quem tiver esses sintomas é a de procurar imediatamente uma unidade de saúde. Evite ainda o contato próximo com outras pessoas. Na maioria dos casos, os sintomas da Monkepox desaparecem em algumas semanas. No entanto, para algumas pessoas o risco de complicações é maior, podendo levar até a morte. Ainda não há um medicamento específico e aprovado para tratamento da Monkepox no Brasil. Os médicos que tratam o paciente com a doença buscam aliviar os sintomas até que o organismo se recupere.
Mais informações sobre a Monkepox você encontra no site gov.br/vaioladosmacacos.