Perda temporária da visão, casos de ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça fpra, relatados por consumidores desses produtos.
Anvisa publicou um alerta sobre a ocorrência de cegueira temporária e outros efeitos graves supostamente ocasionados por produtos comercializados no país para trançar e modelar cabelos .
O documento apresenta recomendações para o uso seguro desses produtos, entre outros cosméticos. Além da perda temporária da visão, foram relatados casos de ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.
Segundo diagnóstico médico, em um dos casos, o paciente apresentou lesão grave nos olhos. Há ainda relatos de demora na recuperação da visão de consumidores com prazos de até 15 dias.
Segundo a Agência, É de fundamental importância que seja registrada a ocorrência de quaisquer efeitos indesejáveis à saúde supostamente relacionados com o uso desses produtos.
A Anvisa orienta que Há links específicos para registro por parte de cidadãos e profissionais que manejam produtos cosméticos e empresas e profissionais de saúde.
Outras informações no site Anvisa.gov.br
Fonte: Rede Nacional de rádio