Brasil e Mundo

Observar sinais pode salvar vidas

Segundo a pesquisadora do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), Rachel Trajber, a população deve saber o momento de sair de casa em situações de risco.

Você sabia que aí na sua cidade ou bairro pode surgir um grupo para exigir do poder público ações de prevenção aos desastres naturais? Pois é, a criação de políticas públicas para evitar vítimas em casos de alagamentos, deslizamentos de terras e outros desastres pode partir da comunidade. A pesquisadora do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, Raquel Trajber, destaca que em primeiro lugar é preciso buscar conhecimento sobre o assunto. 

Existem inúmeras políticas que deveriam ser… ter a participação de baixo para cima da cidadania, como por exemplo participar e conhecer o plano diretor do município, é uma dessas formas, além de construir esse conhecimento para poder exigir um plano diretor do município que tenha essas questões, né? E contribuir com a… 

política nacional de proteção e defesa civil que tenta articular a gestão de riscos de desastres envolvendo instituições científicas, defesa civis, organizações da sociedade civil e organizações comunitárias também. Antes de mais nada é preciso construir conhecimento e participar. 

 O CEMADEM é uma instituição vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O centro monitora todas as regiões do país e gera dados para que sejam implementadas ações de prevenção a desastres naturais.  

 

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados